Câmara Municipal promove Dia Mundial da Alimentação com 4ª edição da “Feira das Sopas”.
A alimentação é inegavelmente um factor ambiental essencial à promoção da saúde, estando relacionada com a prevenção ou desenvolvimento de determinadas doenças, nomeadamente a obesidade, a diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro.
A Câmara Municipal de Matosinhos assumiu esta preocupação integrando na sua intervenção programas com o objectivo de reflectir e apelar à consciência de todos, sobre o problema da alimentação, especialmente os jovens, alertando-os para a importância de adoptarem uma alimentação racional e saudável, acompanhada de outras regras, como fazer exercício com regularidade, não fumar e evitar o stress.
Foi com este ensejo que aproveitou a oportunidade das comemorações do Dia Mundial da Alimentação para reforçar a sua actuação no âmbito da Educação Alimentar e, com isso, melhorar a saúde dos seus munícipes.
Do programa constou, para além de uma palestra intitulada “Alimentação Saudável”, onde alguns especialistas partilharam dicas extraordinariamente importantes a ter em conta, um conjunto de actividades desportivas e para finalizar a quarta edição da “Feira das Sopas”.
Pretendeu-se com a Feira das Sopas demonstrar as mais valias que este prato oferece, adicionando uma novidade que incluiu a participação activa dos alunos das Escolas de Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos do Concelho.
Cada escola confeccionou, com a ajuda da equipa de promoção de saúde, um tipo de sopa diferente, e paralelamente desenvolveu um trabalho relacionado especificamente com a sopa escolhida.
Participaram cerca de 600 jovens e docentes que tiveram oportunidade de experimentar cada uma das 10 sopas apresentadas, bem como o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Juventude, Fernando Rocha e o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto.