
Vai acolher projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos
Lipor também vai alargar recolha seletiva de resíduos à zona da restauração de Matosinhos
O recinto da feira da Senhora da Hora vai acolher um projeto-piloto da Lipor destinado a testar um novo sistema de recolha seletiva de resíduos. A proposta, hoje aprovada por unanimidade na reunião do conselho de administração do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, prevê o futuro alargamento do sistema a todas as feiras e mercados dos concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Destinado a dar resposta à necessidade de reciclar e valorizar os resíduos produzidos nas feiras e mercados, garantindo a limpeza dos respetivos recintos, o sistema a ser testado na Senhora da Hora pretende avaliar os equipamentos a disponibilizar e a metodologia de ação e sensibilização a adotar, tendo em vista a elaboração de uma Estratégia de Gestão de Resíduos nas Feiras dos Municípios Associados à Lipor.
Ao todo, este plano abrangerá, no futuro, 27 feiras e mercados do Grande Porto, tendo por objetivo a deposição e recolha seletiva de embalagens de plástico, papel e cartão e resíduos orgânicos. Para o efeito serão disponibilizados aos feirantes contentores adequados para o efeito, sendo a recolha efetuada pelas câmaras municipais ou pelos respetivos concessionários da recolha de resíduos urbanos.
Na mesma reunião, esta manhã, a Lipor aprovou ainda o alargamento do projeto de recolha seletiva porta-a-porta no setor não residencial do concelho de Matosinhos, nomeadamente na área delimitada pela Avenida Afonso Henriques, pela Avenida da República, pela Rua Heróis de França e pela Avenida Engenheiro Duarte Pacheco. Dispondo de uma grande concentração de estabelecimentos de comércio e serviços, nomeadamente de restauração, o serviço dirige-se especialmente aos resíduos orgânicos, produzidos em grande quantidade por restaurantes e cafés, mas também na Docapesca e no Mercado Municipal.
De acordo com o cronograma aprovado, a recolha seletiva deverá iniciar-se ainda durante o mês de julho, prevendo-se que, com a adesão ao serviço de cem estabelecimentos, sejam mensalmente reencaminhadas 17 toneladas de papel e cartão, 42 toneladas de vidro e 4,2 toneladas de embalagens de plástico.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
