Mais de 2000 alunos visitaram este espaço de debate de “Escolhas com futuro”
Alunos, professores e formadores, pais e encarregados de educação, técnicos, empresários e até artistas de várias artes do espetáculo encheram o Parque Basílio Teles nos dias 27 e 28 de abril, na edição de 2017 da Feira da Oferta Formativa “Escolhas com Futuro”.
O evento contou com a presença de 29 instituições educativas, nomeadamente escolas públicas, escolas profissionais, centros de formação, institutos do ensino superior, forças de segurança e outras entidades de relevo no concelho, que puderam mostrar, com atividades práticas e demonstrativas, a sua oferta educativa e formativa, com o objetivo de esclarecer os jovens e as suas famílias em momentos de transição de ciclo que acarretam uma orientação vocacional e de carreira.
Pelo certame passaram mais de 2000 alunos que tiveram a oportunidade de avaliar 4 painéis profissionais relacionados com as seguintes áreas: Ciências, Tecnologias, Saúde e Desporto; Hotelaria e Turismo; Justiça e Segurança; Ciências Sociais, Humanas e Económicas. O trabalho nestes painéis contou com o envolvimento de 40 pessoas nos quais se incluem oradores, trabalhadores e empresários que partilharam as suas experiências com todos os interessados.
Refira-se, que pela experiência de anos anteriores, é possível dizer que a realização deste painéis tem-se revelado essencial para o esclarecimento de dúvidas dos alunos, desmontando ideias pré-concebidas sobre algumas profissões e aguçando o interesse por uma ou outra área, num processo de exploração vocacional e de auxílio na autodescoberta de cada aluno.
Sob o mote “Escolhas com futuro”, foi também lançado um folheto que sintetiza a proposta de Matosinhos para a oferta formativa ao nível dos cursos profissionais nas 9 escolas do concelho que têm esta oferta de nível secundário, auxiliando o trabalho dos psicólogos e esclarecendo alunos, pais e encarregados de educação.
Integrados no programa da Feira da Oferta Formativa, e no âmbito da parceria estabelecida com a Universidade Católica Portuguesa, decorreram ainda dois seminários que, no seu conjunto, levaram mais de 100 pessoas a refletir sobre o ensino profissional.
O primeiro, no dia 27 de abril, teve como tema: “Os Novos Desafios do Ensino Profissional para o Século XXI” e foi protagonizado pelos dezanove professores, das oito escolas de Matosinhos, que frequentaram a Oficina de Formação “ (Re) Aprender a Ensinar e Avaliar no Ensino Profissional: o saber em ação”, para uma plateia atenta, que encheu o auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e que não poupou aplausos aos intervenientes dos vários painéis.
Como seminário de avaliação final da Oficina, os professores apresentaram, debateram e sensibilizaram os presentes para o modelo curricular modular inovador e distintivo dos cursos profissionais, através de uma amostra significativa de trabalhos construídos e refletidos durante a formação (25h de sessões presenciais + 25h de trabalho autónomo e colaborativo).
O seminário do dia 28, subordinado ao tema” Os cursos profissionais: uma alternativa de sucesso de nível secundário com dupla certificação. Dando voz aos diplomados e empresários”, decorreu na sala de sessões pública da Câmara de Matosinhos, constituindo-se como uma sessão de esclarecimento sobre os Cursos Profissionais, enquanto percursos do nível secundário de educação, caraterizados por uma forte ligação com o mundo profissional, de valorização de desenvolvimento de competências, em articulação com o setor empresarial, sem excluir a hipótese de prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
Depois da abertura feita pelo Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, seguiu-se a apresentação oficial do e-book sobre testemunhos de casos de sucesso no ensino profissional, pela representante da Católica Porto, coordenadora do eixo “Ensino Profissional”, do Programa Mais Educação, Mais Futuro. Esta publicação, ao relatar percursos e trajetórias de sucesso profissional e académico de alunos que passaram por cursos profissionais, nas nove escolas (seis escolas secundárias e três escolas profissionais) do concelho de Matosinhos, evidenciou a alternativa de sucesso de nível secundário com dupla certificação, em que vale a pena apostar.
O encerramento do seminário esteve a cargo do Vereador da Educação, António Correia Pinto, e permitiu debater uma série de questões colocadas pela plateia, com novos desafios e compromissos deixados pelos participantes.
De referir, por fim, que o apoio de receção e secretariado dos dois seminários foi garantido por alunos da Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT) e Escola Secundária João Gonçalves Zarco, dos cursos profissionais de Turismo e Comércio, respetivamente.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
