As candidaturas ao lugar de Melhor Fashion Film português terminaram no passado dia 6 de setembro com um recorde de filmes inscritos. O painel de jurados tem agora a árdua tarefa de escolher os melhores entre uma centena de produções, distribuídas por três categorias: Filmes de Moda de Marca, Filmes de Moda de Autor e a categoria novidade de 2015 – Filmes de Moda de Têxteis Técnicos.
No próximo dia 3 de Outubro, em Matosinhos, no CEIIA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel serão anunciados os vencedores da segunda edição do único Fashion Film Festival (FFF) Português, entre trabalhos de realizadores portugueses feitos para marcas de têxteis, calçado e joias de países como Portugal, França, Inglaterra, Alemanha ou Estónia.
Ao longo dos últimos meses a organização do FFF recebeu perto de uma centena de Filmes de Moda, que demonstram o melhor que se tem feito em Portugal ou por portugueses numa área que assume cada vez mais preponderância para a indústria da moda. E este é precisamente o propósito do festival: “incentivar a produção de filmes de moda como forma de comunicação privilegiada para as novas tecnologias da comunicação, nomeadamente as redes sociais, é o objetivo número 1 do FFF” revela Estela Rebelo, diretora do Festival, acrescentando ainda que os candidatos de 2015 “deram um salto qualitativo muito significativo em relação aos participantes do ano anterior”.
Este ano, o jurado repetente José Pedro Sousa divide a responsabilidade da eleição dos vencedores com fotógrafo e realizador belga Bob Jeusette, o diretor do Berlim Fashion Film Festival, festival parceiro do FFF, Frank Funke, o subdiretor geral do CITEVE, Hélder Rosendo, o estilista e vencedor da I edição do FFF, Júlio Torcato e a chefe de redação da Vogue Portugal, Patrícia Barnabé.
Além das três categorias sobre as quais o júri deliberará, existe ainda o prémio do público – o prémio FFF Vogue –, que distingue o Filme preferido de todos os internautas que nas últimas semana votaram através do site da Vogue.
As participações estão restritas a Filmes de Moda portugueses, ou de alguma forma ligados à “portugalidade”, mas a organização recebeu participações vindas de Espanha, Brasil ou Bélgica, o que levou a que se tenha preparado já uma exibição de filmes de moda estrangeiros, à margem da exibição dos filmes finalistas a concurso.
As mostras de filmes e o cocktail de atribuição de prémios realizam-se no próximo dia 3 de outubro no CEIIA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, em Matosinhos.
O FFF, promovido pela Associação Selectiva Moda em parceria com a produtora audiovisual Farol de Ideias e no âmbito do Compete e do Portugal 2020, vem terminar em beleza a Porto Fashion Week na qual além do já habitual MODtíssimo acontecem várias iniciativas ligadas à moda portuguesa, como é o caso da Porto Fashion Week’s Night Out que se realiza na quinta-feira, dia 1, e envolve diversas lojas da baixa portuense, ou do concurso de fotografia Fashion People – Captar Tendências pela Cidade.
Mais informações:
963 724 466
www.portofashionfilmfestival.com
www.facebook.com/PortoFashionFilmFestival
