A Protecção Civil, a Polícia Municipal e o Serviço de Salvamento Balnear da Câmara Municipal de Matosinhos vão ter um aumento significativo na sua capacidade de resposta graças à colocação de um repetidor de comunicações radioeléctricas no Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira. A concretização desta medida aconteceu hoje, sexta-feira, dia 8 de Julho, pelas 15.00 horas, com a assinatura, junto ao farol, do protocolo que vai permitir essa colocação. O documento, que estabelece o entendimento entre a Autarquia e a Autoridade Marítima Nacional, foi assinado pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Director de Faróis, o capitão-de-mar-e-guerra Nuno Vargas de Matos. Marcou também presença a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício.
A assinatura do protocolo é o culminar de um conjunto de interesses partilhados que permitirão à Câmara Municipal de Matosinhos melhorar significativamente a cobertura do sistema de comunicações na coordenação das acções da Policia Municipal e do Serviço de Salvamento Balnear, e para aumentar a capacidade de resposta do Serviço Municipal de Protecção Civil na segurança das infra-estruturas críticas existentes no concelho, como sejam o Porto de Leixões, a refinaria da Petrogal e o Aeroporto Sá Carneiro.
Por sua vez, com o acordo agora celebrado, a Autoridade Marítima beneficia do apoio dos serviços Municipais na remodelação do espaço interior do Farol de Leça da Palmeira, conferindo a esta infra-estrutura de interesse patrimonial no concelho uma maior dignidade e beleza em termos de enquadramento paisagístico, melhorando a qualidade deste pólo cultural aos visitantes que o procuram.