A Câmara Municipal encerrou no dia 28 de Maio o ciclo de conferências
intitulado "Família e Escola: Silêncios Vividos ou Ruídos Sentidos?".
Foi objectivo da autarquia incentivar a reflexão em torno do actual e
importante papel da família e da escola na promoção do sucesso
educativo.
A Câmara Municipal encerrou no dia 28 de Maio o ciclo de conferências intitulado "Família e Escola: Silêncios Vividos ou Ruídos Sentidos?". Foi objectivo da autarquia incentivar a reflexão em torno do actual e importante papel da família e da escola na promoção do sucesso educativo.
A última conferência, "Escola: Educar e/ou Ocupar?", realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mais uma vez, contou com a participação massiva da comunidade educativa, nomeadamente, docentes, não docentes, pais e jovens. Na abertura da conferência esteve presente o Sr. Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, que posteriormente, conduziu a sua moderação.
Através das intervenções dos oradores convidados, Dra. Fátima Pereira e do Dr. Rui Trindade, professores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, ficou bem patente a inegável importância de uma escola que responda às necessidades das famílias. Mais do que instruir e ocupar, a escola deve acima de tudo educar, no sentido de proporcionar vivências e experiências educativas e formativas significativas. Também foi salientado, a necessidade de mobilizar a comunidade educativa para a construção da infância, como factor determinante para a melhoria do sucesso educativo.