A Câmara Municipal iniciou no dia 14 de Maio um ciclo
de conferências intitulado "Família e Escola: Silêncios Vividos ou
Ruídos Sentidos?". É objectivo da autarquia incentivar a reflexão em
torno do actual e importante papel da família e da escola na promoção
do sucesso educativo.
A Câmara Municipal iniciou, na quinta-feira, dia 14 de Maio, um ciclo de conferências intitulado "Família e Escola: Silêncios Vividos ou Ruídos Sentidos?". É objectivo da autarquia incentivar a reflexão em torno do actual e importante papel da família e da escola na promoção do sucesso educativo.
A primeira conferência, "Inquietações: Permitir ou Limitar?", realizada no Auditório da escola EB2,3 de Passos José, contou com uma participação massiva da comunidade educativa, nomeadamente, docentes, não docentes, pais e jovens. A abertura deste ciclo contou com a presença do Sr. Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, que posteriormente, conduziu a moderação da conferência.
Através das intervenções dos oradores convidados, Dr.ª Ana Paula Grancho, professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projecto " Clube da Convivência" e do Dr. João Lopes, psicólogo e professor no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, ficou bem patente a importância da existência e gestão de regras na educação das crianças e jovens, e a adequação das mesmas na diminuição de comportamentos de risco existentes na família e na escola.
Também foi salientado, a importância do aprender a conviver na escola, dimensão central para o desenvolvimento de estratégias na gestão e na prevenção de conflitos, assim como, na redução da violência e das situações de bullying na família e na escola. Educar para a convivência contribui não só para a melhoria dos resultados académicos, mas sobretudo, para a aquisição de competências e estratégias adequadas à resolução de problemas, à tomada de decisões e à cooperação com outros, em tarefas e projectos comuns.