Nas comemorações do 25 de abril do ano passado, o ex-presidente da Metro do Porto e da STCP recebeu das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, a Medalha de Mérito Dourada.
A Câmara Municipal de Matosinhos exprime o seu voto de pesar pela morte, ontem, de Manuel Oliveira Marques, ex-presidente da Metro do Porto e da STCP, economista e professor da Faculdade de Economia do Porto.
Manuel de Oliveira Marques nasceu em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia, em 1950. Foi professor da Universidade do Porto e gestor nas áreas dos seguros, da banca de investimento, da indústria metalomecânica e elétrica e dos transportes.
Desde muito cedo começou a trabalhar na empresa que acompanhou toda a vida, o Grupo Salvador Caetano, onde criou relações muito fortes, de admiração e de amizade com o seu proprietário Salvador Caetano.
Com o apoio da empresa, retomou os estudos. A experiência universitária, ao nível de licenciatura, decorreu na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre 1967 e 1972, tendo iniciado funções docentes em 1974.
Doutorou-se na Escócia, na Universidade de Strathclyde em Glasgow.
O seu percurso, académico e empresarial, levaram-no à gestão empresarial, em empresas onde se destacam a Aliança Seguradora, o Banco CISF, a EFACEC, a STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto e a Metro do Porto.
Foi entre 1999 e 2008 que exerceu o cargo de Administrador não executivo da sociedade Metro do Porto, SA, entre 1999 e 2000, em representação da STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, SA. e de Administrador e Presidente da Comissão Executiva da sociedade Metro do Porto, SA, entre 2000 e 2008.
Em Matosinhos, a ação de Oliveira Marques foi fundamental no desenvolvimento do Metro de Superfície, um projeto cujo impacto ultrapassa a dimensão regional e se afirma como uma das obras mais significativas da última década na região norte. Quando muitos duvidaram, o empenho e a vontade de alguns trouxe até nós o mais moderno e ambientalmente integrado modelo de transporte urbano.
Nas comemorações do 25 de abril do ano passado, o ex-presidente da Metro do Porto e da STCP recebeu, por isso, das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, a Medalha de Mérito Dourada.
Manuel Oliveira Marques faleceu ontem aos 64 anos, vítima de cancro.
As cerimónias fúnebres terão lugar na Igreja Matriz de Vilar do Andorinho, seguindo o funeral amanhã, pelas 15h00, para o Cemitério do Prado do Repouso, no Porto.