Matosinhos está de luto. Faleceu Mário Moreira Maia, o primeiro
Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos eleito democraticamente,
que ajudou a escrever a História do Poder Local após o 25 de Abril. Foram
decretados três dias de luto concelhio, com colocação da bandeira a
meia haste nos edifícios municipais.
Matosinhos está de luto. Faleceu Mário Moreira Maia, o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos eleito democraticamente, que ajudou a escrever a História do Poder Local após o 25 de Abril. Por decisão do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, foram decretados três dias de luto concelhio, com colocação da bandeira a meia haste nos edifícios municipais.
Informa-se que o corpo está em câmara ardente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. O funeral realiza-se dia 19 de Fevereiro, pelas 15.45 horas, na Igreja de Matosinhos. Findas as cerimónias fúnebres irá a sepultar no Cemitério de Vermoim, no Concelho da Maia.
A frontalidade, a capacidade de sonhar, a ambição de transformar esta terra de gente do mar num local com melhor qualidade de vida e, acima de tudo, um amor incondicional por Matosinhos fizeram de Mário Maia um autarca de reconhecido mérito. Esteve apenas um mandato à frente da Câmara Municipal de Matosinhos, mas deixou uma marca indelével de sagacidade, discernimento e de coragem. Deu o horizonte a esta terra de mar!
Cidadão exemplar, Mário Maria soube conceber uma obra magnífica nas várias facetas da sua personalidade. Pelo seu percurso como autarca e cidadão, e pela consciência do seu inegável e justo prestígio, a Câmara Municipal prestou-lhe uma justa homenagem, em Setembro de 2008, atribuindo-lhe a Medalha de Honra (ouro) e o título de Cidadão Honorário.
Foi com profunda tristeza que o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, recebeu a notícia do falecimento de Mário Moreira Maia, e num momento tão doloroso como este, não podia deixar de expressar toda a solidariedade e os mais sinceros pêsames, em representação do município, a todos os entes queridos.