Antiga Primeira-Dama abriu, em 2008, a terceira edição do LEV- Literatura em Viagem.
Maria Barroso faleceu esta madrugada, às 5h20, no Hospital da Cruz Vermelha, onde se encontrava internada desde o passado dia 25, em coma profundo, depois de ter sofrido uma queda em sua casa.
Maria Barroso nasceu a 2 de Maio de 1925, na Fuseta, Olhão. Estudou Arte Dramática no Conservatório Nacional e trabalhou como atriz em teatro e cinema. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-se licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, altura em que conheceu Mário Soares. Casaram a 22 de Fevereiro de 1949 e têm dois filhos, João e Isabel.
Foi professora e diretora do Colégio Moderno, em Lisboa.
Foi uma das fundadoras do Partido Socialista, a 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel. Com a Revolução do 25 de Abril, por várias vezes foi eleita deputada ao Parlamento.
A 16 de Fevereiro de 1986, Mário Soares é eleito Presidente da República e Maria Barroso dedica-se, na qualidade de Primeira- Dama, a atividades de apoio às áreas da cultura, educação e família, infância, solidariedade social, dimensão feminina, saúde, integração de deficientes e prevenção da violência.
Fundou ou ajudou a criar, entre outras, a APEV (Associação para o Estudo e Prevenção da Violência), a Emergência Infantil e a Fundação Pro Dignitate. Depois de sair do Palácio de Belém, presidiu à Cruz Vermelha. Faleceu hoje, em Lisboa, aos 90 anos.
Maria Barroso esteve em Matosinhos em 2008 para participar na terceira edição do LEV- Literatura em Viagem.
A 21 de abril desse ano, a antiga Primeira-Dama foi a convidada de honra da sessão de abertura no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhada pelo Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, e pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Na sua intervenção, Maria Barroso recordou alguns escritores que narraram os feitos dos portugueses pelo mundo, como Camões, Pêro Vaz de Caminha, Fernando Pessoa ou Miguel Torga. Maria Barroso lembrou ainda que, como Primeira-Dama, teve o privilégio de viajar um pouco por todo mundo, tendo destacado dois momentos: a visita a África do Sul, onde conheceu Nelson Mandela, e uma visita à Ex-URSS onde conheceu Sakharov.
A Câmara Municipal de Matosinhos expressa as suas condolências à família de Maria Barroso, prestando a mais sincera homenagem à antiga Primeira-Dama.
O corpo de Maria Barroso estará em câmara ardente hoje no Colégio Moderno, em Lisboa a partir das 18h00. O funeral terá lugar amanhã, pelas 10h00, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa. Depois da missa de corpo presente, o cortejo fúnebre seguirá para o cemitério do Prazeres, em Lisboa, onde Maria Barroso será sepultada.
![]()
