Antigo Diretor do Jornal de Notícias apresentou, em 2008, o seu livro de memórias de 50 anos de trabalho.
Foi em Abril de 2008 que Frederico Martins Mendes apresentou na 3ª edição do “LEV- Literatura em Viagem” o seu livro “Memórias de notícias do jornal”, numa edição conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e do Jornal de Notícias.
A obra, apresentada pelo jornalista Germano Silva na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, recorda os 50 anos de trabalho, conta episódios da censura no tempo da ditadura, histórias inéditas com figuras históricas, e aborda as alterações com implementação das novas tecnologias e da internet no processo de edição do Jornal de Notícias.
Na altura, Frederico Martins Mendes agradeceu à Câmara Municipal de Matosinhos, na pessoa do seu Presidente, Guilherme Pinto, que “acarinhou e patrocinou o projecto desde o dia em que me recebeu. delegando no vereador da Cultura, Fernando Rocha, meu antigo companheiros de armas jornalísticas, o desenvolvimento logístico da obra”.
Frederico Martins Mendes começou a trabalhar no Jornal de Notícias com 15 anos de idade, como colaborador da secção de Desporto. Foi jornalista, editor, chefe de redação e diretor, cargo para o qual foi nomeado em 1993 e onde se manteve até 2005. A 10 de janeiro desse ano reformou-se e começou a trabalhar no seu livro de memórias.
Frederico Martins Mendes faleceu ontem, no Hospital de Santo António do Porto, aos 77 anos. O funeral realiza-se hoje, pelas 14h30, na Capela Mortuária da Igreja do Foco, na Paróquia da Boavista.
Nesta hora de consternação, a Câmara Municipal de Matosinhos presta as mais sinceras condolências à família enlutada e a todos os profissionais do Jornal de Notícias.