Um dos maiores empresários portugueses que concentrou a sua atividade empresarial em Matosinhos desapareceu hoje aos 79 anos
Faleceu esta quarta-feira, aos 79 anos, Belmiro de Azevedo.
Nascido em Tuias, Marco de Canavezes, Belmiro Mendes de Azevedo começou a sua carreira profissional na EFANOR, instituição que, mais tarde, se tornou na sua holding pessoal.
Em 1974, começou a liderar a Sonae, da qual se tornou sócio-maioritário em meados da década de 80. À produção de laminite, Belmiro de Azevedo juntou outras áreas como a madeira, os hipermercados, o comércio especializado, os media e telecomunicações.
Atualmente, a Sonae está presente em mais de 70 países e emprega mais de 50 mil pessoas.
Em paralelo com a atividade empresarial, Belmiro de Azevedo criou, em 1991, a Fundação Belmiro de Azevedo, dedicada ao mecenato nas áreas da Educação, das Artes, da Cultura e da Solidariedade.
Em abril de 2015, deixou o cargo de chairman do grupo Sonae, numa assembleia-geral de acionistas que elegeu o filho, Paulo Azevedo, para o mesmo lugar - acumulando com o cargo de presidente do conselho de administração, que partilha com Ângelo Paupério.
Entre as várias distinções, foi contemplado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha em 1999, o grau de Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no Brasil, em 2000 e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a mais alta condecoração atribuída em Portugal, a 5 de janeiro de 2006.
O sucesso de Belmiro de Azevedo e da Sonae estão bem presentes na história de Matosinhos das últimas décadas.
O desenvolvimento de Matosinhos no setor terciário deveu-se em grande parte à abertura do primeiro hipermercado Continente do país, que abriu na Senhora da Hora em 1985. Em 1998, a Sonae abriu o Norte Shopping, atualmente a ser alvo de ampliação.
Ao longo dos anos, a estreita relação com a Câmara Municipal de Matosinhos foi visível em projetos como a Associação EPIS- Empresários pela Inclusão Social, em 2006, o Colégio Efanor, em 2008, a Porto Business School, em 2013, ou a Casa da Arquitectura, que abriu portas recentemente.
A Câmara Municipal de Matosinhos expressa a sua profunda consternação pela perda de um dos maiores empresários portugueses, endereçando as mais sentidas condolências à sua família.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
