O espetáculo “Fado (en) Cante” que subiu ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, no sábado, 5 de março, marca o arranque da digressão nacional deste projeto que reúne o fado e o cante alentejano, dois géneros iconográficos portugueses elevados a Património Imaterial da Humanidade.
O espetáculo, concebido por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, junta em palco a mestria de António Chainho e a inovação do projeto Monda.
Nascido numa família tradicional alentejana de São Francisco da Serra, Santiago do Cacém, António Chainho foi considerado um dos 50 músicos mais influentes da World Music pela revista Songlines. Guitarrista de génio e exceção, já misturou o fado com a música de artistas tão icónicos como Paco de Lucia, José Carreras, KD Lang, Teresa Salgueiro, Maria Bethânia ou Elba Ramalho.
Já o projeto Monda pratica uma abordagem contemporânea ao cante alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.
Ao longo de 2017, este espetáculo de fusão do fado e do cante alentejano percorrerá todo o país, celebrando a identidade portuguesa expressa nestes dois géneros musicais.