Pintura, fotografia e barcos de rádio controle na antiga escola primária do Bairro dos Pescadores.
A nova sede do Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (NAPESMAT) acolhe, desde 11 de maio, três exposições associadas à temática do mar.
Inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a exposição de pintura “Remos e pincéis … ao mar” de Nelson Canastra pode ser visitada até 31 de maio, nas instalações da antiga escola primária do Bairro dos Pescadores de Matosinhos.
Natural de Matosinhos, Nelson Canastra retrata o dia-a-dia dos pescadores e das suas famílias, a vida difícil no mar, as cores do oceano, a devoção ao Mártir S. Sebastião ou os pregões.
Interessante é também a exposição de fotografia de João Fitas “Um dia sem peixe”. Nascido em Matosinhos em 1972, João Fitas reside em Vila do Conde.
Frequentou os cursos de Fotografia Digital e Fotografia de Arquitetura no Instituto Português de Fotografia, tendo ainda interesse em fotojornalismo e em fotografia documental. Participou em exposições individuais e coletivas.
O Presidente da Autarquia visitou ainda no mesmo local a exposição barcos de rádio controle do Grupo de Amigos de Nautimodelismo de Matosinhos.
O Dr. Guilherme Pinto recordou que, com a requalificação e construção de novas escolas, muitos espaços no Concelho ficaram vazios. A Autarquia decidiu colocar muitos deles, como a antiga escola primária do Bairro dos Pescadores, ao serviço da comunidade e das instituições que a representam como a Comissão de Festas do Mártir S. Sebastião, Napesmat e Associação dos Pescadores de Matosinhos. Até hoje, foram entregues escolas a 44 instituições do Concelho de Matosinhos.