56 obras de cerca de 30 artistas compõem a Exposição “Retratos do Feminino da Colecção Municipal”, patente desde o dia 4 de Junho, no Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
“Através desta mostra percebemos a diversidade das abordagens que os artistas vêm fazendo à figura feminina e aos papéis que ela tem desempenhado nos universos plurais em que circula ou que por ela são criados. Permite-nos, também, lançar um olhar, necessariamente crítico, mas também necessariamente auspicioso, sobre a crescente e incontornável importância da mulher na sociedade contemporânea”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, que, juntamente com o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcou presença na inauguração da exposição.
Carlos Carneiro, Francisco José Resende, Joaquim Lopes, Acácio Lino, Irene Vilar, Helena Abreu, Margarida Ramalho, Teresa Cunha, Maria Feliciana e Alda dos Santos são alguns dos artistas cujas obras estão podem ser apreciadas até 17 de Julho.
A exposição apresenta e representa o universo feminino através da pintura, desenho, cerâmica e escultura. Algumas das obras não eram apresentadas publicamente há cerca de 40 anos, dando-nos finalmente a conhecer as várias faces da mulher: a entidade divina na iconografia cristã, a vida das mulheres reais nas suas actividades quotidianas do trabalho (os trabalhos do campo e da pesca, as tarefas domésticas), a mulher geradora de vida, a mulher coquete e emancipada, a mulher sonhadora e símbolo de libertação face aos constrangimentos da vida social, e as várias idades da mulher.
Com esta exposição, pretende-se homenagear o papel fundamental que as mulheres têm na sociedade e chamar a atenção através da consciencialização dos seus direitos e a valorização da sua auto-estima.
A exposição “Retratos do feminino da Colecção Municipal” pode ser visitada de Terça a Domingo, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.
Paralelamente à exposição, os Serviços Educativos do Museu Quinta de Santiago promovem actividades como as oficinas de pintura e de criação de padrões em tecido.
“À Luz do acaso”- Oficina de pintura de pedaços de cortiça em que a forma do acaso sugere a posição ou situação da figura feminina, através da criatividade. Público infantil. Inscrição prévia. Duração prevista: 1 hora. Custo: 2€/criança Junho | 8, 16 e 24 Julho | 5 e 7 Nº mínimo inscrições: 5 | Nº Máximo: 20
“Padroniza-te”- Oficina de criação de padrões em tecido. Público Geral e Famílias. Inscrição prévia. Duração prevista: 1h30 (11h-12h30). Custo: 2€ /pessoa Junho | 18 e 19 Julho | 16 e 17. Nº mínimo inscrições: 10 | Nº Máximo: 20