De 12 de dezembro a 27 de fevereiro no Quadra – Galeria de Design no Mercado de Matosinhos.
O mundo tem estado a discutir, em Paris, a necessidade de assegurar a sustentabilidade futura da vida no planeta Terra. Os desafios que se colocam à humanidade não se limitam, porém, à necessidade de fazer abrandar o aumento da temperatura. A exposição “Ecology. Design. Sinergy – Arquitetura Sustentável e Responsável”, que amanhã, 12 de dezembro, pelas 16 horas, é inaugurada na Quadra – Galeria de Design, em Matosinhos, é precisamente sobre os desafios que o futuro coloca também à arquitetura e ao design.
Organizada pelo ifa — Instituto de Relações Internacionais de Estugarda e pelo Architekturforum AEDES, e promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela ESAD IDEA – Investigação em Design e Arte e pelo Goethe-Institut Portugal, a exposição procura separar o termo “sustentabilidade” da sua dimensão meramente quantitativa, sublinhando, antes, a diversidade dos aspetos a que a expressão se refere.
“Ecology. Design. Sinergy – Arquitetura Sustentável e Responsável” parte do trabalho realizado pelos gabinetes Behnisch Architekten e Transsolar ClimateEngineering, de Estugarda, na Alemanha, os quais colaboram desde há muitos anos em projetos internacionais no âmbito da arquitetura sustentável e responsável. Através de projetos ali realizados, tanto em colaboração como individualmente, analisam-se e expõem-se os resultados e as expectativas de futuro, partindo da convicção de que é possível um meio ambiente com construções de alta qualidade e que simultaneamente constituam um benefício para o ambiente e salvaguardem os recursos naturais.
Comissariada por Frank Ockert, com curadoria em Portugal de Rui Canela, arquiteto e coordenador da Licenciatura em Design de Interiores da ESAD - Escola Superior de Artes e Design, a exposição interpela o visitante não apenas no plano intelectual, mas também no plano emocional, mostrando que uma utilização sensível e responsável do meio ambiente edificado diz respeito não apenas aos especialistas mas a cada indivíduo.
A mostra está dividida em três zonas: exposição, desenvolvimento, reexposição. Uma tabela cronológica conduz o visitante por seis temas – temperatura, ar, som, luz e material – cada um deles documentado com informação, fotografias, desenhos e maquetas. A exposição conta ainda com projetos internacionais como The John and Frances Angelos Law Center, da Universidade de Baltimore, RiverParc Development, de Pittsburgh, Norddeutsche Landesbank, de Hanover, entre outros.
![]()
+ info
www.esad.pt/pt/feeds/ecology-design-sinergy
imagens
www.esad.pt/documents/146/ecology-design-sinergy.zip
Organização
IFA - Instituto de Relações Internacionais de Stuttgart
Architekturforum AEDES
Responsável IFA
Elke aus dem Moore, Ursula Zeller
Organização e Coordenação IFA
Sandra Müller
Comissário
Frank Ockert
Coordenação da Itinerância no Estrangeiro
Christoph Strie
Quadra – Galeria de Design
Mercado Municipal de Matosinhos
Rua França Júnior
Metro: estação Mercado
Ter–Sex 10:00—18:00
Sáb, 10:00 – 18:00
