Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco inaugura na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca amanhã, pelas 16h
"Memórias de Nós: Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco" é a exposição integrada e dedicada, este ano, às Festas do Senhor de Matosinhos.
Apresentada na Galeria da Biblioteca - que tem sido, nos últimos anos, o local privilegiado para acolher a exposição dedicada a este período festivo da cidade - a exposição, que inaugura amanhã, 27 de maio, pelas 16h, revela ao público um conjunto de cerâmica popular das mais diversas tipologias e origens, com um enquadramento muito peculiar: trata-se da apresentação pública da coleção particular que Maria José e Helder Pacheco foram construindo ao longo dos anos, constituindo dessa forma um testemunho de memória pessoal deste casal, porém, representativo de uma identidade coletiva da tradição de olaria nacional, produzida país fora. Uma coleção representativa de múltiplas tipologias e de vários centros de produção de cerâmica nacional.
Em 2023, a Câmara Municipal de Matosinhos desafiou o historiador Helder Pacheco para revisitar a temática da Feira da Louça, abordada no seu livro de 1994 (uma edição municipal), que no presente ano a Autarquia reedita e amplia com o estudo do seu autor sobre a contemporaneidade deste tão importante elemento das Festas do Senhor de Matosinhos. Como resultado deste desafio, e pelo entusiasmado envolvimento do autor com o tema, surgiu a ideia de expor a sua coleção particular de cerâmica, adquirida ao longo dos anos, país fora, mas em parte, também na Feira da Louça matosinhense.
A inauguração da exposição contará com a presença de Helder Pacheco, proprietário da coleção, que fará uma visita guiada à mostra.
"Memórias de Nós: Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco" poderá ser vista na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 19 de agosto no seguinte horário: segunda a sexta feira das 9h às 19h, sábados das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30, aos domingos está encerrada.