A Arte da Caligrafia Ideográfica Japonesa. O SHO na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Seguindo a tradição de descoberta mútua entre a cultura portuguesa e japonesa, a Câmara Municipal de Matosinhos apresenta ao público uma exposição original na qual a pintora Iku Yamamoto parte de reconhecidos poemas portugueses para mostrar a arte da caligrafia ideográfica japonesa – o Sho.
A exposição foi inaugurada pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, na passada Sexta-feira, 1 de Junho, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Ao promover este encontro de culturas, a Câmara Municipal de Matosinhos tem por objectivo despertar no público visitante o interesse pela arte e cultura nipónicas, e contribuir assim – pelo intercâmbio cultural – para consolidar a relação de amizade que une estes dois povos há mais de 460 anos.
A caligrafia japonesa Sho é uma forma de arte minimal milenar que utiliza na sua execução apenas duas cores, o branco e o preto, para condensar em si todos os elementos próprios de uma obra de arte.
Em paralelo a esta exposição que estará patente ao público até ao dia 16 de Junho, no dia 3 de Junho foi dado destaque aos mais novos com a leitura encenada do conto “A Árvore”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pela actriz Sílvia Correia e pelo percussionista e professor da Escola de Música Óscar da Silva, Pedro Oliveira, com a direcção artística do espectáculo de Jorge Carvalho.
De 4 a 8 de Junho, entre as 10h e as 11h30, Iku Yamamoto participará num workshop para escolas onde divulgará o Sho e as suas técnicas de execução, no qual os alunos poderão, também eles, pintar os seus sonhos na caligrafia japonesa.