Comemorando o centenário do nascimento do Arquitecto Arménio Losa, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte elaborou um programa diversificado de actividades, entre Outubro e Dezembro.
Comemorando o centenário do nascimento do Arquitecto Arménio Losa, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte elaborou um programa diversificado de actividades, entre Outubro e Dezembro. A Câmara Municipal de Matosinhos, através do Centro de Documentação Álvaro Siza, associou-se a esta iniciativa com a reposição da Exposição de Fotografia de Luís Ferreira Alves, tendo como comissário o Arquitecto Pedro Ramalho. A exposição, que está aberta ao público até ao dia 11 de Janeiro, foi inaugurada na sexta-feira, dia 19 de Dezembro, pelas 18.30 horas, na Galeria Municipal, pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vereador Fernando Rocha, responsável pelo Pelouro da Cultura.
Num desafio lançado ao público em geral, a Câmara Municipal participou ainda na promoção de um concurso de fotografia que teve como objectivo, a busca de novos registos sobre a obra de Arménio Losa, tendo a cerimónia de entrega de prémios e decorrido também durante a inauguração da Exposição de Fotografia.
Nesta cerimónia, a família do Arquitecto Arménio Losa procedeu à doação um busto em bronze, com a imagem do homenageado, da autoria do artista Guilherme Camarinha, à Câmara Municipal de Matosinhos.
Arménio Losa é uma das mais destacadas figuras do panorama arquitectónico português do séc. XX. Autor de uma vasta e profícua obra repartida pela arquitectura e urbanismo, Arménio Losa legou-nos obras fundamentais em Matosinhos e no Porto.
Já em 1997, a Câmara Municipal tinha tomado a iniciativa de homenagear o arquitecto, prestando-lhe uma distinção com o lançamento da publicação “Uma Homenagem a arqtº Arménio Losa” e com a abertura da uma galeria municipal com o seu nome, em S. Mamede Infesta.