O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, inaugurou no passado sábado, dia 19 de Janeiro, a Exposição A SAGRAÇÃO DO ESPAÇO de Manuel Nogueira.
A ‘SAGRAÇÃO DO ESPAÇO’ é uma exposição retrospectiva da obra do escultor Manuel Nogueira, um artista nascido na freguesia de Santa Cruz do Bispo, onde ainda actualmente reside, e cuja obra se encontra representada em várias colecções públicas e particulares.
Ao carácter retrospectivo desta exposição, alia-se um sentido de homenagem que a Câmara Municipal de Matosinhos presta a um artista local, com um longo percurso artístico.
Manuel Nogueira completou no ano de 2007, oitenta anos de vida, tendo quase tantos de carreira: começou ainda muito jovem na oficina do Mestre Guilherme Thedim, tendo prosseguido os seus estudos na área da Escultura, na Escola de Artes Decorativas de Soares do Reis (onde mais tarde viria a ser docente), e na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo ainda estudado durante um período de tempo em Itália.
A presente exposição reúne um conjunto de obras de vários períodos da sua produção, fazendo uma abordagem a quase todo o percurso artístico desenvolvido pelo escultor, estando presentes não só obras da colecção do autor, como também de outras colecções públicas, como por exemplo, da Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão), dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões (Vila Nova de Gaia), da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos e ainda algumas colecções particulares.
A EXPOSIÇÃO ESTÁ PATENTE AO PÚBLICO, ATÉ 24 DE FEVEREIRO, com o seguinte horário: 2ª a 6ª Feira - 10h00 - 19h00; Sábado 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00