A Galeria Municipal de Matosinhos vai acolher de 20 de setembro a 15 de novembro a exposição antológica de Victor Costa “Trinta Anos de Pintura”.
“Trinta Anos de Pintura” constitui um retrato fiel das várias feições que a obra de Victor Costa acolheu ao longo deste período, ora marcada pela viagem e pela memória, ora, conforme sublinha a crítica de arte Laura Castro, pela volumetria bruta da paisagem industrial suburbana, dos contentores do Porto de Leixões às peças industriais e de construção.
A exposição do artista plástico Victor Costa permitirá passar em revista (ou conhecer) o singular percurso do atual diretor do Centro de Arte de S. João da Madeira, autor de uma obra que tem percorrido o mundo, de Nova Iorque a Goa, e que está representada em inúmeras coleções nacionais e estrangeiras.
A exposição serve ainda de pretexto para a edição de um catálogo organizado cronologicamente, propiciando um panorama da obra do artista, o seu desenvolvimento e as mutações que foi apresentando. A obra inclui ainda uma seleção de textos críticos, escritos desde 1997 até ao presente, os quais proporcionam uma visão abrangente do modo como se consolidou o entendimento do trabalho realizado ao longo destas três décadas.
Victor Costa, refira-se, nasceu em Guimarães, em 1944, e foi Professor até 2005 da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e diretor do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory. Foi ainda fundador e membro do Conselho de Administração do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Expôs individualmente nos anos 1980 e 1990 na Galeria Módulo, em Lisboa e no Porto, e mais recentemente na Fundação Júlio Resende, na Fundação D. Luís, em Cascais, no Jornal de Noticias, no Porto, e no Diário de Noticias, em Lisboa, na Galeria S. Mamede, Porto e Lisboa, na WeArt-Aveiro e na Galeria Gomes Alves, em Guimarães.
Participou em inúmeras exposições coletivas no país, e no estrangeiro em Nova Iorque, Feiras Internacionais de Arte em Madrid, em Espanha e Basel, na Suíça. Expôs no Luxemburgo, Goa, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belém do Pará, Niterói, Santiago do Chile, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Macau e Egipto. Está ainda representado em várias instituições portuguesas e estrangeiras e tem obra pública de cerâmica, vitrais e tapeçaria.
“TRINTA ANOS DE PINTURA”
Galeria Municipal de Matosinhos
De 20 de Setembro a 15 de Novembro de 2014
(inauguração no dia 20 setembro, sábado, às 17h00)
Horário da Galeria: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30