A importância das feiras na economia local em destaque.
“O Futuro: Cooperação e Novos Desafios” é o tema em destaque no XI Congresso UNIFIC- União de Feiras Ibero-americanas, a decorrer na Exponor, em Leça da Palmeira, de 21 a 23 de Junho.
Organizado pela Associação Portuguesa de Feiras e Congressos (APFC), o evento pretende estreitar a cooperação entre os países da América Latina e a Península Ibérica. “A indústria de Feiras, como principal instrumento de promoção e acesso aos mercados, assume um papel de relevo. Para países como Portugal e Espanha, os mercados da América Latina são mercados naturais e, apesar da distância geográfica, são muito próximos no seu contexto cultural e linguístico. Por outro lado, a Península Ibérica representa, para a América Latina, uma porta de entrada para o vasto mercado europeu e para todas as oportunidades que este representa”, disse Jorge Cruz Corais, presidente da APFC.
Ao longo de três dias, congressistas da Península Ibérica e da América Latina centram as suas atenções em questões como o estado do sector da indústria das feiras, as perspetivas para a indústria de feiras a nível mundial, oportunidades de intercâmbio e cooperação, histórias de sucesso no setor das feiras, novos conceitos de eventos, redes sociais e tecnologias de informação.
Em representação da Câmara Municipal de Matosinhos esteve o Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, que deu as boas-vindas a todos os congressistas e abordou, na sua intervenção, a importância das feiras na economia. A melhoria de infraestruturas na região na última década, como o sistema de Metro ou a remodelação do aeroporto do Porto, fazem com que o “turismo de negócios seja um segmento de mercado muito importante”.
Aos congressistas estrangeiros, o Dr. Nuno Oliveira recomendou a visita a locais emblemáticos do Concelho como as obras do arquiteto Álvaro Siza Vieira, aos restaurantes de peixe e marisco, sem esquecer o património religioso e as atividades culturais de Matosinhos.