Parque Basílio Teles acolheu 28 tendas, onde se realizaram exames médicos gratuitos.
De 13 a 16 de Julho, a Câmara Municipal de Matosinhos organizou a Expo-Saúde em colaboração com a Associação Internacional de Temperança (AIT).
O projecto Expo-Saúde teve como principal objectivo alertar para a prevenção de doença mediante a mudança gradual, sustentada e sistemática dos padrões comportamentais adoptados.
A forma proposta para atingir esta meta passou pela avaliação de diversos factores de risco das principais doenças comportamentais, bem como pela realização de acções de sensibilização, esclarecimento e de formação.
Ao longo de 28 tendas, situadas no Parque Basílio Teles, foram realizados por cerca de 280 voluntários, na sua maioria profissionais de saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, paramédicos, socorristas, massagistas, professores, bombeiros, entre outros) de modo gratuito, diversos exames médicos à população que participou.
A Expo-Saúde ainda contou com seis ateliers de divulgação de diferentes instituições, nomeadamente da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e com ateliers de imprensa.
Paralelamente à Expo-saúde, realizou-se uma Expo-Saúde Infantil, para idades compreendidas entre os 06 e os 12 anos, com uma dupla função: libertar os pais para a realização dos exames e efectuar com as crianças actividades de promoção de hábitos saudáveis para o dia a dia.
Os exames realizados à população, que resultaram, posteriormente, numa avaliação personalizada da situação de saúde de cada pessoa, prenderam-se com: o peso; a percentagem da massa gorda; o perímetro da cintura abdominal; o índice de massa corporal; o colesterol; a glicemia; a tensão arterial; a função expiratória e volume de água corporal; a capacidade de resistência de base; a osteoporose; a acuidade visual; a higiene oral; e a determinação do risco coronário e idade pela saúde.
Após o período dos exames médicos, a organização convidou os participantes a assistirem a conferências sobre diversos temas ligados à saúde no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Nos últimos 4 anos foram realizadas mais de 45 Expos-Saúde em Portugal. O número médio de participantes em 2005 foi de 1250 pessoas com idades entre os 25 e 55 anos. Para o presente ano estão planeadas cerca de 16 Expos-Saúde.