
Exposição da ESAD apresenta perspetiva do design português.
“As far as the mind can see” é o tema da edição 2015 da Experimenta Design que, este ano, estendeu-se a Matosinhos e ao Porto. Nas suas oito edições anteriores, recorde-se, só por uma vez a Experimenta Design tinha saído de Lisboa, tendo decorrido em Amesterdão em 2008.
![]()
“A Experimenta sempre foi um projeto nacional, totalmente transversal, e a ligação com o Porto e com Matosinhos foi natural, não foi uma ligação forçada, uma ligação que tem a ver com a indústria que está aqui sediada e também com a enorme comunidade criativa que esta área tem", explicou a diretora da Experimenta Design, ontem, na inauguração da exposição “Desejo, tensão, transição – Percursos do Design Português”, na Galeria Nave de Matosinhos (futura Casa do Design), que assinalou a abertura oficial do evento.
![]()
Produzida pela ESAD e comissariada por José Bártolo, esta exposição está estruturada em 16 módulos expositivos, apresentando ao público uma perspetiva do design português através de cartazes, livros, cerâmica, tipografia e logotipos. Estão expostos produtos recentes da Vista Alegre, peças de mobiliário da Fábrica Olaio, cadeiras e assentos vários e exemplares do desenho humorístico, abordando também as relações entre design e o Estado Novo.
![]()
Ao longo de toda a cerimónia foi recordado o contributo de Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, falecido na passada quarta-feira. O pelouro da Cultura está agora sob a alçada do Presidente da Câmara do Porto. Rui Moreira considerou o design “uma aposta de futuro para dar valor acrescentado aquilo que já fazemos bem". "Durante muitos anos, Portugal produzia bem, mas falhava depois na imagem. Precisamos de ir mais além no design”, salientou.
![]()
Já o Presidente da Câmara de Matosinhos falou das apostas na arquitetura e no design e que agora começam a dar os seus frutos. “Matosinhos quer assumir-se como uma referência no design”, disse Guilherme Pinto, dando como exemplo a incubadora de design no Mercado de Matosinhos, o Espaço Quadra- Investigação do design na Rua Brito Capelo e a Galeria do Design.
A forte adesão a esta iniciativa no norte do país levou já Guta Moura Guedes a anunciar que "esta descentralização é para continuar e para aprofundar".
![]()
A cerimónia de inauguração da “Desejo, Tensão, Transição- Percursos do Design Português” contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Joana Felício, da Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, do Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, da deputada da Assembleia da República, Luísa Salgueiro, entre muitos outros convidados.
Esta exposição pode ser visitada até 12 de Março do próximo ano, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 15h00 às 18h00. A entrada é livre.
![]()
