Regresso da linha ferroviária de Leixões foi um dos temas abordados
A habitual reunião ordinária pública do Executivo Municipal realizou-se hoje em Leça do Balio, mais concretamente no Centro Cultural, seguindo uma estratégia de descentralização.
O objetivo é aproximar os cidadãos do poder autárquico, dando a conhecer o funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivando a participação cívica na resolução dos problemas individuais e coletivos.
A reunião ordinária pública do Executivo Municipal em Leça do Balio foi conduzida pela Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.
Intervindo no período antes da ordem de trabalhos, o presidente da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, salientou a importância da retoma do transporte de passageiros na linha ferroviária de Leixões. Também Luísa Salgueiro considerou “fundamental”, do ponto de vista da mobilidade sustentável, a reabertura da linha de Leixões para “atingir as metas de descarbonização” que Portugal assumiu.
Aliás, sobre este assunto, a Presidente da Câmara sublinhou que está prevista uma reunião com o IP- Infraestruturas de Portugal e com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
Entre os assuntos abordados no período antes da ordem do dia, destaque para as atuais condições do Centro de Saúde de Perafita.
Luísa Salgueiro adiantou que, dentro de três anos, deverá estar a funcionar o novo Centro de Saúde de Perafita, no Nó de Freixieiro, num terreno cedido pela autarquia para o efeito. Na mesma zona ficará o Quartel da GNR e o lar da Cruz Vermelha Portuguesa. “No atual edifício do Centro de Saúde de Perafita já não haverá investimentos de fundo, mas sim intervenções pontuais”, explicou a edil.