Reuniões ordinárias públicas nas freguesias do concelho
A habitual reunião ordinária pública do Executivo Municipal realizou-se hoje em Lavra, mais concretamente no auditório do Centro Social Padre Ramos, seguindo uma estratégia de descentralização.
A Câmara Municipal, recorde-se, aprovou, em novembro do ano passado, a descentralização das reuniões públicas mensais do Executivo pelas freguesias do concelho, por ordem alfabética.
Apenas as reuniões públicas dos meses de dezembro e de agosto irão realizar-se no edifício dos Paços do Concelho, em Matosinhos.
O objetivo é aproximar os cidadãos do poder autárquico, dando a conhecer o funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivando a participação cívica na resolução dos problemas individuais e coletivos.
A reunião ordinária pública do Executivo Municipal em Lavra foi conduzida pelo Vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta.
Intervindo no período antes da ordem de trabalhos, a presidente da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, salientou, a propósito do início das comemorações solenes dos 50 anos da revolução que pôs fim à ditadura (que vão durar até 2024), que Portugal vive há tantos dias em democracia quantos viveu em ditadura e que, apesar do muito que há ainda por fazer, “muitas foram as conquistas de Abril”.
Entre os assuntos relacionados com a freguesia de Lavra abordados no período antes da ordem do dia, destaque para a necessidade de maior policiamento, sobretudo à noite, para a requalificação de alguns arruamentos, entre os quais a Rua de Angeiras.