07.11.11
“Aposta na fórmula Mar+Movimento+Cultura é para manter”, garante o Presidente da Câmara.
“Nos últimos seis anos, simplificámos, valorizámos, estivemos perto das pessoas. Agora é preciso mobilizar os cidadãos, o quarto objectivo desta estratégia. Primeiro é preciso resistir a uma crise, mobilizar para a solidariedade e para a inovação e criatividade. É sempre possível fazer a diferença. E é nos momentos difíceis que encontramos a nossa inspiração”. As palavras foram proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, no dia 5 de Novembro, numa cerimónia que assinalou, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os seis de mandato deste Executivo.
Perante uma plateia de ilustres convidados, da qual fizeram parte todos os membros do Executivo, Presidente e membros da Assembleia Municipal, presidentes de junta de freguesia, dirigentes associativos, deputados da Assembleia da República, entre muitos outros, o Dr. Guilherme Pinto lançou um apelo a um “SIM”: “Solidariedade”, “Inovação” e “Mobilizar”. “O tempo da infra-estruturação do Concelho está a chegar ao fim. As necessidades elementares estão praticamente resolvidas. É preciso renovar as nossas ambições. A nossa próxima estratégia está ligada à solidariedade. Vamos funcionar em rede. As escolas, as associações, os pais, os cidadãos serão os olhos da Câmara. Todos estão convocados para esta rede de solidariedade, através da criação de sinergias. Já o estamos a fazer no apoio ao arrendamento, mas é preciso fazer noutras áreas”, adiantou o edil.
No capítulo da inovação, o Dr. Guilherme Pinto defendeu “respostas inovadoras à crise para que se criem empregos e empresas sociais”. “A Câmara tudo está a fazer para atrair mais empresas para Matosinhos”, afiançou.
O Presidente da Câmara sublinhou “que temos que alterar o paradigma que temos vivido nos últimos anos” e “criar um clima de confiança entre nós”. Para mobilizar os cidadãos, o autarca defende a participação activa na vida cívica. “Descentralizei na minha equipa, multiplicando, dessa forma, a nossa capacidade de intervenção”, explicou.
O Dr. Guilherme Pinto garantiu ainda que a aposta na fórmula Mar+Movimento+Cultura vai continuar mesmo em circunstâncias difíceis. “Matosinhos tem que ajudar o Norte a sair da crise. Convido-vos a mobilizar os cidadãos de Matosinhos para ganharmos o futuro”, concluiu.
A cerimónia envolveu também a assinatura de protocolos de cedência de bens imóveis municipais disponíveis a instituições sociais, culturais e desportivas do Concelho, rentabilizando, assim, o património existente.
Espaços da EB1 da Agra, EB1 Monte da Mina, Conjunto Habitacional de Gatões, EB1 Bairro dos Pescadores, Centro Municipal Joaquim Neves dos Santos, EB1 D. Laura, EB 1 da Antela, Capela S. Félix de Picoutos, EB1 de Santana, EB1 Monte Ramalhão, EB1 do Araújo, EB1 do Seixo, Conjunto Habitacional de Monte Espinho, Edifício do Parque de estacionamento de Manhufe, Antigo Reservatório de Água do Corpo Santo, Conjunto Habitacional do Telheiro, Conjunto Habitacional do Telheiro, Conjunto Habitacional das Ribeiras, foram cedidos às seguintes instituições: Associação Desportiva e Recreativa do Araújo, Núcleo de Karaté Goju-Ryy de Matosinhos, Associação Desportiva Sentido Livre, Núcleo das Associações de Pais de Matosinhos, Federação Regional das Associações de Pais do Porto, Confederação Nacional das Associações de Pais, Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos, Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, Comissão Administrativa do Mártir S. Sebastião, Fórum Matosinhense, Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos, Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos, Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras, Centro Social Padre Ramos, Associação Cultural de S. Félix de Picoutos, Grupo Folclórico D. Nuno Álvares Pereira, Centro Cultural, Desportivo, Recreativo e Social de Leça do Balio, Associação Portuguesa Síndrome de Asperger, Associação Portuguesa para vencer o Autismo, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, Associação Portuguesa de Fenilcetonúria, Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa, Doença de Crohn, Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia, Associação Portuguesa de Fertilidade, Associação Portuguesa de Limitados da Voz, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Rancho Folclórico do Padrão da Légua, Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Associação dos Amigos da Rua, Associação dos Amigos Aposentados de Leça da Palmeira, Associação Cultural Audiência Zero, Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras, Grupo Desportivo S. Sebastião, e Associação Amigos do Fado de Matosinhos.
Conteúdo atualizado em7 de novembro de 2011às 17:03
