A Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, acolheu hoje a sessão de mentoria de competências digitais para iniciantes, integrada no programa “Eu Sou Digital”.
Trata-se de um programa de capacitação digital gratuito que pretende ajudar milhares de adultos, com mais de 45 anos, que nunca usaram a Internet.
Com o apoio de mentores voluntários, os alunos aprendem a navegar e fazer pesquisas na internet, a aceder ao email, a uma rede social e as normas de privacidade e segurança.
Em todo o país, são mais de 100 os centros preparados para este efeito e em locais próximos da comunidade onde mentores e alunos estão inseridos.
Em Matosinhos, a sessão de mentoria de competências digitais para iniciantes envolveu a participação de 30 mentores e de 48 alunos. Entre os mentores que participaram estiveram o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta.
Presentes estiveram também os vereadores da Educação, António Correia Pinto, do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes, e do Desporto, Vasco Pinho, e a diretora da Escola Secundária Augusto Gomes, Margarida Pereira.
O conteúdo programático das sessões está alinhado com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) e foi aprovado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.