Desde setembro de 2020, este programa de literacia financeira já chegou a 180 cidadãos de Matosinhos
Está a ser realizada em Matosinhos a mais recente edição do programa “Eu e a Minha Reforma”, dedicado à capacitação financeira e digital de pessoas com mais de 55 anos. Desde setembro de 2020, o projeto já chegou a 180 matosinhenses, através de uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a Câmara Municipal de Matosinhos e várias freguesias e Universidades Seniores do concelho.
Esta é a sexta edição do programa “Eu e a Minha Reforma” dedicada exclusivamente a residentes em Matosinhos. Desta vez, a parceria com a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões está a permitir que mais de 30 participantes integrem, no Centro Cívico de Custóias, um conjunto de sessões de capacitação a que é dado o nome de “Laboratórios de Literacia Financeira”.
Através de uma linguagem próxima, estes “Laboratórios” abordam temas indispensáveis à gestão diária das finanças pessoais, como planeamento do orçamento familiar, poupança, seguros, impostos, produtos financeiros, crédito e endividamento, direitos, deveres e prevenção da fraude.
A sessão inaugural da nova edição contou com a presença de Carlos Mouta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que destacou o “Eu e a Minha Reforma” como uma oportunidade para os participantes aprenderem novas competências importantes para o dia-a-dia. O também Vereador da Intervenção Social e Saúde destacou ainda a parceria estabelecida com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que disponibiliza todo o apoio humano e material para a operacionalização do programa, fundamental para os munícipes.
A sexta edição do “Eu e a Minha Reforma” realizada presencialmente em Matosinhos irá decorrer até ao final do mês de maio. As cinco edições anteriores contaram com a parceria da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, da União de Freguesias de São Mamede Infesta e Senhora da Hora, das Universidades Seniores SER Mais e Florbela Espanca. Foram ainda realizadas diversas sessões multimunicipais online que contaram com a participação de habitantes de Matosinhos.
O programa “Eu e a Minha Reforma” é apoiado pelo Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.