No âmbito do programa ERASMUS, a Câmara Municipal de Matosinhos, recebeu ontem, dia 30 de janeiro, pelas 17h00, um grupo de 35 alunos e dez docentes, de várias nacionalidades a frequentar este programa no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP).
A receção aos estudantes foi feita pelo Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, e incluiu uma visita às áreas públicas do edifício dos paços do concelho, obra de referência do arquiteto Alcino Soutinho.
A iniciativa decorre da 3ª edição do Programa Intensivo Erasmus – Sistemas Jurídicos e Direito dos Imigrantes na EU: traduzir e interpretar na diversidade. Este projeto europeu de formação de curta duração é o segundo programa intensivo trienal, financiado pela EU, que tem como objetivo principal dar a conhecer a alunos de tradução e direito os diferentes ordenamentos jurídicos dos países europeus, nomeadamente os dos países parceiros.
O Vereador da Educação fez questão de, numa breve mensagem, falar um pouco sobre Matosinhos, a sua importância na Área Metropolitana do Porto; do Porto de Leixões, uma janela aberta para o mundo; da vitalidade económica vincada pela presença de empresas como a Sonae, a Optimus, a Efacec, a Galp, a JP Sa Couto, a Ikea, etc; da arquitectura, da gastronomia, da magnífica Orla Costeira.
O Prof. Correia Pinto destacou ainda o edifício dos Paços do Concelho, “um edifício belo, funcional e moderno, capaz de representar o melhor do Poder Local do Pós 25 de abril e de ser a casa de todos os matosinhenses”. O grupo de jovens estudantes também aproveitou a estadia em Matosinhos para conhecer o Tribunal e tomar contacto com o sistema judicial português.