Cine-teatro Constantino Nery apresenta um espetáculo provocador, escrito e encenado por Marta Freitas.
"Longe do Corpo”, que tem estreia nacional marcada para amanhã, no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, é um espetáculo controverso, intenso e provocador.
Escrita e encenada por Marta Freitas, a peça conta com a participação especial em palco do músico Vítor Rua e de Natasha Semmynova, sendo interpretada por Paulo Moura Lopes, Pedro Mendonça e Vítor Fernandes.
Coproduzido pela Companhia Mundo Razoável, pelo Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos, pela Casa das Artes de Famalicão, pelo Ballet Teatro Contemporâneo do Porto e pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, “Longe do Corpo” é uma viagem íntima a um lugar onde o corpo e o amor não têm forma, retratando desassombradamente o processo de transformação sexual que permite a Carlos ser Carlota: «O vosso Carlos nunca existiu. É um fantasma, uma carcaça, que vocês querem conservar e esconder. Não é a convencerem-se de que isto vai passar que passa. Não passou. E a prova disso é que, todas as noites me fecho no meu quarto para poder existir. Para poder olhar-me ao espelho e sentir-me um pouco melhor».
Desde criança que Carlos se sente num corpo estranho, vestindo às escondidas as roupas da irmã. Um dia cruza-se com Rogério, que o vê e trata como mulher, e que lhe proporciona uma viagem ao Porto que fará Carlos assumir a sua transformação depois de conhecer Natasha Semmynova, a personagem feminina a que Vítor dá vida em palco num espetáculo transformista ao som de Conchita Wurts, que venceu este ano o Festival da Eurovisão com o tema “Rise like a Phoenix”.
Depois da estreia em Matosinhos, o espetáculo regressará ao palco do Cine-Teatro Constantino Nery em Janeiro, no arranque de uma digressão nacional.
![]()
Informações úteis:
“Longe do Corpo”
Cine-Teatro Constantino Nery
De 25 a 30 de Novembro
21h30
Bilhetes: 7,50 euros
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO | Mundo Razoável AC
TEXTO ORIGINAL, DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO | Marta Freitas
INTERPRETAÇÃO | Paulo Moura Lopes, Pedro Mendonça e Vítor Fernandes
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL | Natasha Semmynova
DESENHO DE LUZ | Bruno Santos
SONOPLASTIA, MÚSICA ORIGINAL E PARTICIPAÇÃO AO VIVO | Vítor Rua
VÍDEO | Marta Freitas e Pedro Almendra
CENOGRAFIA E FIGURINOS | Catarina Barros
DESIGN GRÁFICO | Inês Vieira
PRODUÇÃO EXECUTIVA | Inês Nogueira
COPRODUÇÃO
TEATRO MUNICIPAL CONSTANTINO NERY
CASA DAS ARTES DE FAMALICÃO
BALLET TEATRO
TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE
BALLET TEATRO CONTEMPORÂNEO DO PORTO
PARCERIAS DE PRODUÇÃO
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
CÃO DANADO
TEATRO DO FRIO
PARCERIAS DE CONSULTADORIA
JANO (Associação de Apoio a pessoas com Disforia de Género)
SOCIEDADE PORTUGUESA DE SEXOLOGIA
OBSERVATÓRIO NACIONAL PARA A IGUALDADE DE GÉNERO
Entretanto, no próximo dia 27 de novembro, o Cine-teatro Constantino Nery recebe “Amor de Anjo”, um espetáculo com texto de Marta Freitas e encenação de Pedro Almeida.
“Amor de Anjo” aborda o amor entre duas pessoas: “Um homem e uma mulher. Um homem e um homem. Uma mulher e uma mulher. Pessoas. Porque o amor é maior do que o preconceito, a ignorância, o desejo reprimido, ou qualquer outro estado de alma que gaste tempo a fazer críticas, em vez de o gastar a amar. Um manifesto”.
A interpretação estará a cargo de alunos do 3º ano do Curso de Teatro do Ballet Teatro Escola Profissional. A peça estará em cena dias 27, 28 e 30 de novembro, às 16h30. No dia 29, pelas 21h30.
![]()
