Exposição de olaria na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
A olaria é uma arte tradicional cuja evolução se cruza com as Festas do Senhor de Matosinhos, marcando presença há mais de 200 anos na Feira da Louça.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Matosinhos dá uma especial atenção à olaria e à cerâmica, dedicando-lhe uma exposição integrada no programa da romaria.
Inaugurada hoje, a exposição “Estórias Recontadas” incide no figurado português de Barcelos e dá a conhecer histórias transmitidas de geração em geração, e que são hoje parte integrante da identidade e património cultural e imaterial do território de Barcelos.
Aliás, esta exposição surge na sequência do lançamento, no Museu de Olaria, em Barcelos, do livro "Estórias Recontadas" da autoria do escritor matosinhense António Cunha e Silva, com ilustração de peças do barrista João Ferreira.
Além dos autores, marcaram presença na inauguração da exposição a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
A exposição na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca pode ser visitada até ao próximo dia 14 de julho, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h30 às 19h00, e aos sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.