Cidade acolhe a EDP Beach Party, teatro espanhol, o Open House Porto e o Campeonato da Europa de vela classe 49ers.
Está aí à porta mais um fim-de-semana e, em Matosinhos, a principal dificuldade vai residir na escolha, tão vasta e diversificada é a oferta. Do teatro à música eletrónica, passando pela arquitetura e pela vela, a cidade acolhe nos próximos dias um conjunto de eventos de dimensão internacional que não deixará ninguém indiferente.
Já amanhã, sexta-feira, pelas 18 horas, regressa à Praia do Aterro uma das maiores festas europeias de música eletrónica. A EDP Beach Party prolonga-se este ano por duas noites e conta com um cartaz de luxo, incluindo os dj’s Dimitri Vegas & Like Mike, Ummet Ozkan, Dyro (sexta-feira), Steve Angello, Club Banditz e R3hab (sábado). Os horários das atuações podem ser consultados no site oficial do evento promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Rádio Nova Era, http://beachparty.radionovaera.pt/index.html.
Um pouco depois, pelas 21h30, o Cine-Teatro Constantino Nery recebe a estreia em Portugal do espetáculo “Ultima Transmissión”, da companhia espanhola Teatro Caja Negra, que seguirá depois para o Festival de Teatro de Almada. Escrita por Enrique e Yeray Bazo, e encenada por Diego Palacio Enríquez, a peça conquistou já vários prémios internacionais, desafiando os espectadores a imaginarem-se os últimos sobreviventes à face da terra.
No sábado arranca a primeira edição do Open House Porto, um evento de dimensão mundial que permitirá visitar gratuitamente alguns dos mais interessantes exemplos da arquitetura das três cidades da Frente Atlântica (Matosinhos, Porto e Gaia). Durante todo o fim-de-semana, estarão de portas abertas oito ícones da arquitetura de Matosinhos: Casa de Chá da Boa Nova, farol da Boa Nova, refinaria de Leça da Palmeira, Piscina das Marés, terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, Posto de Turismo de Matosinhos, Casa da Arquitectura e Estratégia Urbana. A informação específica sobre as condições e horários de visita a cada um dos locais pode ser consultada no site www.2015.openhouseporto.com.
Já este fim-de-semana será também possível assistir às primeiras manobras das embarcações participantes no Campeonato Europeu da classe 49er de vela, que será disputado entre os dias 4 e 12 de Julho, em quatro pistas traçadas entre o estuário do Douro e o Porto de Leixões. Organizado conjuntamente pelas câmaras municipais da Frente Atlântica do Porto (Matosinhos, Porto e Gaia), pela Douro Marina e pela Academia de Vela BBDouro, a competição envolverá mais de 250 velejadores de 36 países, com destaque para os neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke, campeões mundiais, e dos australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen, campeões olímpicos, para além dos portugueses Jorge Lima/José Costa e Gonçalo Pires/Rodolfo Pires.
A embarcação 49er é, refira-se, uma das mais rápidas da frota olímpica. Utiliza três velas com dimensões diferentes e é tripulada por dois velejadores. Em condições meteorológicas favoráveis o 49er pode atingir os 50 km/h.
![]()
