23.07.12
Entrega 32 certificados de qualificações e diplomas a pessoas que concluíram percursos de qualificação escolar e/ou profissional na ADEIMA.
Foi com emoção que o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, entregou 32 certificados de qualificações e diplomas a pessoas que retomaram e concluíram percurso de qualificação escolar ou profissional na Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), numa cerimónia que decorreu no dia 20 de julho, pelas 18.30 horas, na Sala de Sessões Pública dos Paços do Concelho e que contou também com a presença do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira.
“Nós aqui na Câmara de Matosinhos também não desistimos e vamos continuar o nosso centro, custe o que custar. Pelo ADEIMA já passaram dez mil pessoas, mas ainda há muito por fazer”, disse o Vice-Presidente e vereador com o pelouro da Ação Social que abriu a cerimónia de entrega de diplomas. “Temos que olhar para o futuro com mais 33 novas ações na hotelaria, na restauração e no turismo, que vai conseguir formar mais 500 cidadãos”, explicou o Dr. Nuno Oliveira. “O futuro está difícil mas por ele todos lutaremos”, concluiu.
Com 70 anos, António Lima foi um dos formandos que recebeu o RVCC. Convidado a partilhar com todos os presentes o seu percurso, António Lima assume que resolveu recorrer às Novas Oportunidades para fomentar a sua atividade intelectual numa idade em que a tendência é para a diminuição. “Foi uma luta difícil para mim, mas nunca desisti. Resolvi aproveitar o meu tempo e ocupar a minha mente”, disse. Falou da sua experiência e sua relação com a ADEIMA em verso, “porque as formadoras diziam para eu continuar a fazer poemas”. “Tenho o sonho realizado por agora fazer o que não fiz no passado”, concluiu António Lima, num poema cheio de rimas e de elogios à equipa da ADEIMA.
Sara Mesquita recebeu a certificação profissional de Técnica Administrativa. Um curso que lhe ajudou a encontrar rumo na vida e um novo emprego. E fez gosto em partilhar com todos que a sua nova entidade profissional fez questão de marcar presença neste momento tão importante. “Esta formação reeducou-me para o mundo profissional e transformou-me numa nova pessoa. O que realmente levo daqui são as competências humanos”, explicou Sara Mesquita num testemunho que arrancou muitos aplausos.
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, disse. Na sua intervenção que “o mundo é dos teimosos. Nós somos mesmo capazes e a prova está aqui”. “Este é um momento mágico em que acredito no meu país. Tenho peno que o país não tenha sabido aproveitar o esforço de 10 por cento da população portuguesa que agarrou esta oportunidade para ir mais longe”, explicou o autarca, salientando a importância do programa Novas Oportunidades e o esforço feito por toda a equipa da ADEIMA.
Desde a sua criação, a ADEIMA tem a educação e formação como uma das suas áreas de atividade privilegiadas. Numa perspetiva de intervenção ao longo da vida, desenvolve iniciativas dirigidas a crianças, a jovens e a adulto/as. No presente ano, terminou com sucesso um Curso de Educação e Formação de Adultos, na área do secretariado e trabalho administrativo, que permitiu ao/as formando/as obter o ensino secundário e certificação profissional de Técnico/a Administrativo/a, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações. Foram 17 as formandas que obtiveram certificado de qualificações e/ou diploma.
Desde 2001, a Associação tem em funcionamento um Centro Novas Oportunidades (CNO) que, mais uma vez, entrega certificados e diplomas a 20 pessoas que concluíram recentemente o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC).
Ao longo dos já quase 11 anos de atividade, cerca de dez mil pessoas inscreveram-se CNO da ADEIMA para retomar o seu percurso de qualificação, 5 701 iniciaram o processo de RVCC, 640 foram integradas noutras ofertas de educação formação mais adequadas ao seu perfil e 2076 obtiveram certificação escolar de nível básico ou secundário.
Com base numa amostra de 10% dos certificados em cada ano de atividade do Centro, estima-se que, das pessoas certificadas, cerca de 40% das pessoas prosseguiram estudos, 6% prosseguiram qualificação profissional, 60% frequentaram formação, 20% obtiveram emprego, 6% mudaram de emprego e 20% progrediram no emprego.
Recentemente, a ADEIMA viu aprovadas 33 ações de formação na área da hotelaria e restauração, num total de 1300h, dirigidas a 495 formando/as, em idade ativa. Está previsto o seu início em Outubro de 2012, estendendo-se ao próximo ano.
Conteúdo atualizado em23 de julho de 2012às 10:56
