Empreendimento, no valor de 500 mil euros, disponibiliza aos moradores uma horta urbana.
“O tempo de construir grandes conjuntos habitacionais chegou ao fim”. O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos entende que, “no geral, as actuais necessidades das populações resolvem-se com pequenos núcleos que requalificam a malha urbana”.
“É um conceito diferente que estamos a procurar implementar. Graças à gestão rigorosa da Matosinhos Habit conseguimos libertar por ano entre 50 a 60 fogos, número que chega perfeitamente para resolver problemas que surjam pontualmente. Aliás, este ano, até agora, libertamos cerca de 100 fogos”, adiantou o Dr. Guilherme Pinto, hoje, dia 11 de Novembro, na cerimónia de inauguração do Conjunto Habitacional Estádio do Mar III, na Senhora da Hora.
Ao todo, são 11 fogos - 3T1, 6T2 e 2T3 – atribuídos a 29 pessoas, num investimento de cerca de 500 mil euros, comparticipado em cerca de metade pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
O projecto, da autoria do arquitecto João Ascensão, integra uma horta urbana, espaço que pode ser cultivado pelos moradores, aproximando-os, dessa forma, da natureza. Todas as habitações têm um talhão no logradouro para uso privativo. As habitações localizadas no rés-do-chão têm comunicação directa com esses espaços.
Seguiu-se uma visita às obras do Conjunto Habitacional Estádio do Mar II, também na Senhora da Hora.
Com um prazo de execução de oito meses, o projecto, dos arquitectos João Ascensão e Pedro Canedo, envolve 12 fogos – 7 T2 e 5 T3. O investimento de 600 mil euros tem a comparticipação do IHRU em cerca de 50%.
O Presidente da Autarquia revelou ainda que, até ao Natal, serão entregues habitações a 40 agregados familiares. “Temos em construção cerca de 70 fogos. O meu sonho agora é resolver o problema do Conjunto Habitacional da Biquinha. Vamos ter que dividir o bloco para o bairro poder respirar. A nossa política agora é reforçar o apoio ao arrendamento. Neste momento, estamos a ajudar cerca de 600 famílias. No próximo dia 26 de Novembro, vamos realizar uma Assembleia Geral da Rede Social do Concelho de Matosinhos para estudarmos novas formas de apoio que a Autarquia pode prestar à população em tempo de crise”, esclareceu.
Presentes na cerimónia de inauguração do Conjunto Habitacional Estádio do Mar III estiveram também o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, a administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia, a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, e o presidente da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos.