A rua Heróis de França, em Matosinhos, conhecida como a principal zona de restauração do concelho, é muito procurada pelo peixe fresco, em virtude da sua proximidade com o porto de pesca.
De forma a responder às necessidades dos estabelecimentos comerciais daquela artéria no que diz respeito à gestão dos resíduos e à sua valorização enquanto recurso, a Câmara Municipal, em parceria com a Docapesca e a Associação de Restaurantes de Matosinhos, começou ontem a implementar o projeto “Esta rua recicla”.
Trata-se de um novo modelo de gestão de resíduos, que assenta em três modalidades: disponibilização de compartimentos de resíduos, recolha seletiva porta-a-porta e deposição de proximidade de resíduos diferenciados.
Os estabelecimentos comerciais passam a dispor de um compartimento para depositar, de forma separada, seis tipos resíduos: Papel/Cartão, Plástico/Metal, Vidro, Resíduos Alimentares, Cinzas e Esferovite. Os resíduos são depois recolhidos por equipas de recolha.
Em vigor está também a recolha seletiva porta-a-porta de resíduos como o vidro e o plástico/metal, através de sacos de cores diferentes colocados à porta de cada estabelecimento.
No caso dos resíduos indiferenciados, que não podem ser reciclados, estes devem ser colocados nos contentores semienterrados na via pública, que existem na proximidade dos estabelecimentos.
Prevê-se o alargamento deste modelo aos restantes estabelecimentos comerciais até ao final do ano.