Dr. Nuno Oliveira, Vice-presidente da Câmara, recebeu Prémio Inovação 2012 pelo trabalho desenvolvido pela Autarquia ao nível da Loja do Munícipe e pelo desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica.
A ESRI Portugal atribuiu os Prémios SIG 2012 durante o 11º Encontro de Utilizadores, que se realizou no dia 5 de junho.
O Prémio Inovação 2012 foi entregue ao Dr. Nuno Oliveira, vice-presidente da Câmara, responsável pelo projeto “Simplificar a Vida às Pessoas”. No âmbito deste projeto, coordenou a implementação da Loja do Munícipe de Matosinhos e foi o principal impulsionador do desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica Municipal como um sistema transversal a toda a autarquia, transformando-o num sistema de apoio à tomada de decisão e à gestão municipal.
Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a apostar na modernização administrativa. Após um período de reformulação de processos e procedimentos, foi concretizada uma revolução tecnológica que se traduziu no desenvolvimento e implementação de aplicações informáticas integradas que abrangeram as diferentes áreas de atividade municipal. Desde o CRM (Customer Relationship Management) passando pela gestão documental e pelos sistemas de informação geográfica, estas aplicações permitiram revolucionar os serviços internos da autarquia e o relacionamento com os cidadãos.
O desenvolvimento foi tão abrangente e tão integrado que o reconhecimento quer nacional, quer internacional não chegou a tardar. A Câmara Municipal de Matosinhos recebeu inúmeras distinções: Autarquia Digital Microsoft (2008), Prémio ESRI Projeto do Ano SIG Autarquias (2008), Best Citizen Project Microsoft Case Study CSP (2009), Prémio ESRI Personalidade SIG (2009), Prémio Boas Práticas no Setor Público – Serviço ao Cidadão (2010) atribuído pela Deloitte, Diário Económico, INA e FLA.
Dado que a modernização administrativa tem vindo a amadurecer na autarquia, e um dos grandes objetivos é simplificar e desburocratizar os processos administrativos levando assim à redução de custos, constatou-se a necessidade de gerir o território municipal a partir do exterior, em tempo real, interagindo assim automaticamente com a informação existente nos sistemas da autarquia. Aproveitando as mais recentes evoluções de sistemas que permitem desenvolver aplicações para dispositivos móveis (IPad e IPhone), a Câmara Municipal fez uma aposta no desenvolvimento de uma aplicação de mobilidade a ser utilizada pelos seus colaboradores que gerem e/ou fiscalizam o território municipal a partir do exterior.
A tecnologia aplicada é baseada na solução ArcGIS para Smartphones e Tablets que faz parte do sistema ArcGIS 10 (software SIG instalado na autarquia) e permite consultar dados geográficos, recolher dados no terreno, executar processos de geoprocessamento e visualizar o seu resultado. A aplicação é baseada em operações simples e intuitivas tornando o trabalho de campo mais rápido, fácil e eficaz.
Foi concretamente este projeto na área da Mobilidade que esteve origem do prémio atribuo pela ESRI.
Hoje, dia 6 de Junho, Matosinhos continuou a ter um papel de destaque naquele que é o segundo dia do 11º Encontro de Utilizadores da ESRI, a decorrer na Culturgest, em Lisboa. A diretora do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da Câmara de Matosinhos, Dra. Elsa Severino, falou sobre o Sistema de Gestão Ambiental e das Soluções Móveis - para conhecer e gerir Matosinhos, explicando a uma vasta plateia que marcou presença neste encontro o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos ao nível da informação geográfica.
![]()
