F.J. Rocha dos Santos assina novo livro editado pela Câmara Municipal nas Festas do Senhor de Matosinhos.
O rio Leça, o porto de Leixões, o património religioso, urbano, humano e industrial são algumas das imagens que constituem a coleção pessoal de bilhetes postais de Rocha dos Santos, agora transformada em livro e apresentada no dia 29 de Maio, feriado municipal.
Como já vem sendo habitual por altura da Romaria do Senhor de Matosinhos, a Câmara Municipal de Matosinhos promove o lançamento do chamado “livro das festas”, como explicou o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, na sessão de apresentação de “Espelhos de mão- Matosinhos em bilhetes”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Autores como Hélder Pacheco, Joaquim Queirós, Maria do Carmo Séren, Joel Cleto, Cunha e Silva, Oliveira Lopes, Belmiro Galego Esteves, Isabel Lago ou Domingos Galante escreveram sobre Matosinhos.
“Estamos a cumprir uma tradição que já tem bastantes anos neste dia maior de uma romaria com mais de 400 anos. Temos a preocupação de editar um livro sobre o que foi Matosinhos e o seu património. Contribuímos para um conhecimento mais aprofundado da nossa comunidade”, explicou Fernando Rocha.
Para A. Cunha e Silva, autor do prefácio, o livro “é um cortejo, um desfile de imagens quase fílmicas”. A transformação de Matosinhos consequente da construção do Porto de Leixões é demonstrada através de bilhetes postais, que mostram “a azáfama ribeirinha e o teatro marítimo como cenário”.
O que começou como um desafio para efetuar uma exposição, cedo evoluiu para a elaboração de um livro. “É o corolário de um trabalho com mais de 50 anos, mas o meu espólio nunca esteve fechado”, esclareceu Rocha dos Santos.
Já o Presidente da Câmara Municipal agradeceu ao autor “por esta paixão”, por ter ousado “partilhar as suas memórias com a comunidade matosinhense e não só”. “É um livro que nos suscita romantismo, saudade pelo tempo que aqui está retratado”, acrescentou o Dr. Guilherme Pinto.
Presente no lançamento do livro esteve ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira.