
“Matosinhos precisa de se reinventar”. As palavras são do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, e foram proferidas dia 29 de Outubro, na apresentação do projecto do Espaço Quadra, no Mercado de Matosinhos.
Presentes na cerimónia estiveram também o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar.
Há mais de duas décadas que a denominada Quadra Marítima de Matosinhos (delimitada a Sul pela fronteira administrativa do Município do Porto, a Norte pelo Porto de Leixões e Rio Leça, a Este pela Rua Heróis de França e a Oeste pelo Oceano Atlântico) deixou de estar exclusivamente associada à indústria conserveira e à actividade piscatória.
Ao longo dos anos, Matosinhos tem vindo a transformar-se numa cidade mais centrada no sector terciário e em campos de actividade contemporânea ligados à inovação, às indústrias criativas, às artes e o design, às novas tecnologias e ao turismo.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) recordou que o quarteirão definido pela Quadra Marítima perdeu cerca de 8 mil clientes nos últimos 20 anos.
O Dr. Guilherme Pinto frisou que “Matosinhos está a arrancar para um novo conceito”. “É preciso encontrar novas ideias para a comunidade. É um erro não procurar um estímulo permanente para a comunidade. No novo Plano Director Municipal (PDM), a principal preocupação não é alterar tudo, mas sim induzir um novo pensamento acerca do território. O novo PDM vai definir um conjunto de conceitos, entre os quais, a Quadra Marítima. É um conceito novo para substituir o casco velho”, explicou.
No sentido de valorizar o espaço urbano da Quadra Marítima, a CMM e a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) assinaram, a 19 de Junho de 2009, um protocolo de colaboração.
O documento incidiu na criação do Espaço Quadra, um espaço das Artes e do Design, multidisciplinar e sustentado, capaz de qualificar sectorialmente e reforçar, a nível regional, nacional e internacional, a notoriedade da cidade.
O Espaço Quadra, Centro de Inovação e Criatividade, ficará situado na Rua Brito de Capelo, ocupando as antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos. Todavia, o Espaço Quadra terá dois pólos. O principal, com sede na Rua Brito Capelo, estará a funcionar em 2012. O segundo será instalado no Mercado Municipal de Matosinhos. O Espaço Lounge, Loja do Design e a Galeria de Arte ocuparão já a partir de Dezembro deste ano as antigas instalações do Posto de Turismo.
Parte do piso superior do Mercado Municipal será transformada numa Incubadora de Empresas das indústrias criativas, espaço que acolherá cerca de 30 projectos e empresas. Prevê-se que esteja concluído em Julho de 2011. Numa primeira fase funcionará como um banco de ideias e projectos, permitindo aos empreendedores o acesso a um espaço infra-estruturado, à utilização de serviços comuns e à orientação e acompanhamento na implementação e gestão dos projectos, desde a ideia de negócio até à sua criação.
O Espaço Quadra será composto por:
Concept Store - Um espaço multiusos cultural e comercial, que agregará serviços de Cafetaria/Bar, um Espaço Livraria e uma Loja de artigos associados ao Design e que integrem produtos desenvolvidos pelo processo de investigação, além de um espaço Galeria. Terá uma programação cultural própria e desenvolverá intervenções e acções de dinamização urbana. O Concept Store será um espaço de referência cultural, turística e gastronómica de Matosinhos.
Formação Aberta - Um espaço adequado à realização de workshops e cursos de curta duração, que complementam as crescentes necessidades do mercado, dotando os profissionais de ferramentas ligadas à inovação e criatividade, além de aulas de Pós- graduação e de Mestrado da ESAD.
O programa de Formação Aberta permitirá aos profissionais de diversas áreas adquirir novos conhecimentos e actualizar competências já adquiririas, daí que a programação dos cursos se divida em três grandes eixos de articulação: o da iniciação, o de desenvolvimento e o da especialização.
Residência de Artistas - Destina-se a receber personalidades (artistas, músicos, designers, arquitectos, etc.) para que, longe das suas raízes e do contexto social e cultural habitual, possam viver e exercer a sua Arte/Design. Os “hóspedes” desta residência ganham um espaço para apresentar tertúlias, conferências, aulas e formação em workshop ou investigação.
Centro de Investigação em Artes e Design - O Centro de Investigação visa garantir a consolidação da aposta na investigação, inovação e conhecimento através da criação de redes e plataformas tecnológicas.
Será suportado pelos Departamentos de Investigação da ESAD, em parceria com Universidades e Centros de Investigação nacionais e internacionais e com os restantes membros da Associação Quadra.
O Centro de Investigação desenvolverá projectos sob a alçada do Departamento de Investigação em Design Industrial, do Departamento de Arquitectura e Interiores e do departamento de Comunicações e Projectos da ESAD. Terá também de candidatar e apoiar a candidatura de projectos de investigação aos concursos promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, bem como aos programas do Quadro de Referência Estratégico Nacional e outros fundos comunitários.
Para concretizar no terreno o Espaço Quadra serão necessários 1,5 milhões de euros, valor que poderá ser financiado até 80% por fundos comunitários.
Em breve será constituída a Associação Quadra, Centro de Inovação e Criatividade, uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, com um fundo inicial próprio de 100 mil euros, instituído em partes iguais pelos sócios fundadores, para já, a ESAD (titulada pelo CIFAD- Centro de Investigação e Formação em Artes e Design) e a CMM. Contudo, estão a decorrer negociações para adesão de quatro empresas de dimensão nacional, entre as quais a RAR e a APDL.

