A escultura ‘She Changes”, de Janet Echelman, voltou no passado fim-de-semana a ser objeto de um ataque de vandalismo, o qual resultou na desativação do sistema de iluminação da popular “anémona”. Esta, recorde-se, é a segunda ocorrência do género num curto espaço de tempo. Em abril, a escultura tinha já ficado às escuras na sequência de um ataque semelhante, que destruiu holofotes e as caixas elétricas.
A nova iluminação da escultura de Echelman, que desde 2005 se transformou num símbolo de Matosinhos, foi instalada no início do ano e custou cerca de 40 mil euros, tendo a sua reparação em abril custado cerca de 20 mil euros. Os danos agora causados incidem num quadro elétrico, que já está a ser reparado, mas que deixou a escultura sem iluminação. Tal como no caso anterior, o ataque ocorreu durante a noite.
A Câmara Municipal de Matosinhos já participou às autoridades mais este ato de vandalismo, voltando a exortar à colaboração de todos no sentido de prevenir a destruição do património público e de punir os responsáveis por estes atos. Também em abril, recorde-se, foi destruído o valioso cruzeiro do Mosteiro de Leça do Balio, sendo igualmente do conhecimento público a ocorrência de ataques de vandalismo na antiga EB1 do Seixo.