Coleção de Serralves patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 4 de Maio.
“Objetos que se apoderam do sol, prescindindo do plinto”. “Dissemelhança radical em relação à natureza”. “Ausência de qualquer tentativa de ilusionismo”. Assim, se descreve “Escultura Abstrata dos anos 1960-70 na Coleção de Serralves”, uma exposição do acervo da Fundação de Serralves que, segundo a curadora Filipa Loureiro, apresenta “propostas que nos confrontam com os vários passados que foram tornando a obra de arte cada vez mais direta no contacto com o público, desde a arte pop, à escultura abstrata, passando pelo minimalismo norte-americano”.
Inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, no dia 16 de fevereiro, a primeira exposição do ano, na Galeria Municipal de Matosinhos, conta com obras escultóricas de Alfredo Queiroz Ribeiro, Ângelo de Sousa, Armando Alves, Joaquim Vieira, João Machado, José Rodrigues, e Zulmiro de Carvalho.
Ainda de acordo com Filipa Loureiro, “mais do que perceber influencias, ou encontrar linhagens”, a exposição “devolve-nos uma imagem do contexto artístico português que contradiz qualquer ideia de seguidismo acrítico ou de atraso em relação às experiências artísticas que se iam fazendo lá fora, mostrando como os nossos artistas não só as conheciam com delas souberam retirar o que melhor servia a singularidade das suas respetivas pesquisas”.
A Galeria Municipal de Matosinhos, inaugurada em 2005, é uma referência a nível nacional no mundo da arte contemporânea. Este equipamento, pensado e construído de raiz, apresenta-se como um espaço expositivo e de divulgação cultural privilegiado.
Até Dezembro de 2012 a Galeria recebeu já mais de 60 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de apreciar exposições de muitos dos mais conceituados artistas plásticos portugueses contemporâneos, como foi o caso de Júlio Pomar, Ângelo de Sousa, Rui Sanches, Paulo Neves, Alberto Carneiro, Carlos Barreira, entre tantos outros.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e Sábado, das 15:00 às 18:00.