
A Câmara Municipal de Matosinhos respondeu ao desafio lançado pelo Governo e inaugurou três escolas no dia em que se assinalou, em todo o país, o Centenário da Implantação da República Portuguesa.
“Não encontro melhor forma de assinalar os cem anos da República do que inaugurar mais de uma centena de escolas. Comemorar a República é construir o futuro. Podemos ter muitas dúvidas sobre o futuro, mas o essencial é dar bases sólidas à nossa cidadania”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Educação salientou “o papel central atribuído á escola no ideário republicano”. Para o Dr. João Mata, “a transmissão e distribuição do conhecimento é fundamental no combate às desigualdades sociais”.
Segundo o governante, cerca de mil escolas, de vários níveis de ensino, estão a ser requalificadas. 600 novos centros escolares estão a ser construídos. “Estamos a falar de escolas de nova geração, com biblioteca, laboratórios, refeitório, espaços para a prática desportiva, internet, quadros interactivos, etc. Queremos uma escola para todos. A escola deve ser um espaço de igualdade e de afirmação da República”, disse O Secretário de Estado.
A Escola Secundária João Gonçalves Zarco, inaugurada há 54 anos com honras de Estado, com a presença do Presidente da República e do Bispo do Porto, designou-se inicialmente como Escola Industrial e Comercial de Matosinhos.
Há dois anos aquele estabelecimento de ensino, dirigido pelo Prof. José Ramos, iniciou um conjunto de obras de requalificação e ampliação das suas instalações. O projecto, do arquitecto Carlos Prata, foi executado pela Parque Escolar, num investimento suportado pelo Ministério da Educação.
Além da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, serão alvo de intervenção mais três escolas do Concelho, no valor de 45 milhões de euros. São elas: Escola Secundária da Boa Nova (Leça da Palmeira), Escola Secundária Augusto Gomes (Matosinhos) e Escola Secundária do Padrão da Légua. A Escola Secundária Abel Salazar também será requalificada, mas mais tarde.
Em Portugal, serão 207 as escolas secundárias reabilitadas, num investimento total de 2,5 mil milhões de euros.
Na EB1/JI do Araújo, em Leça do Balio, pais, professores, alunos e auxiliares de acção educativa marcaram presença na cerimónia de inauguração e encheram o auditório onde foi visionado um filme sobre os investimentos que estão a ser feitos na educação no Concelho de Matosinhos.
Manuel Gonçalves, presidente do Agrupamento de Escolas de Leça do Balio, foi o anfitrião da visita pelas novas instalações. O projecto, da autoria da arquitecta Teresa Novais, disponibiliza 10 novas salas- 2 do pré-escolar e 8 do 1º Ciclo, beneficiando 240 alunos. O investimento foi de € 2.296.395,65.
Finalmente, seguiu-se a inauguração da EB1/JI Quinta do Vieira, em Custóias. Aurélio Dias, Presidente do Agrupamento de Escolas de Custóias, convidou toda a comunidade escolar que marcou presença na cerimónia.
O arquitecto Luís Rodrigues foi o autor do projecto que envolve 10 salas (2 do pré-escolar; 8 do 1º Ciclo) para 240 alunos. O custo da obra foi de € 2.094.504,23.
As cerimónias de inauguração das três escolas do Concelho contaram também com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, dos Vereadores Prof. António Correia Pinto, Fernando Rocha e Dra. Ana Fernandes, da Governadora Civil do Porto, Dr.ª Isabel Santos, do Director Regional da Educação do Norte, Dr. António Leite, da deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro, e do presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo.

