
Num investimento total a rondar os 700 mil euros, foram inaugurados no sábado, dia 3 de Outubro, na Marginal de Matosinhos, duas escolas de surf e equipamentos de apoio de praia.
Integradas no Projecto de Reconversão da Frente de Mar de Matosinhos, gizado pelo Arq. Eduardo Souto Moura, estas infra-estruturas vão contar com áreas de armazém de guarda sacos, de apetrechos de praia, de apoio à vigilância de praia e de apoio ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), bem como sanitários e balneários.
As Praias de Matosinhos estão cada vez mais povoadas de desportistas náuticos. Para tal muito tem contribuído o esforço que a Câmara Municipal tem desenvolvido em todo este processo de Requalificação da Orla Costeira, que ascende a um investimento total de 50 milhões de Euros.
Neste momento contam-se mais de 15 Escolas de Surf no Concelho e mais de 600 atletas federados e muitos mais praticantes desta modalidade umbilicalmente ligada a Matosinhos.
Por a autarquia sentir que o aparecimento sucessivo de novas gerações amantes desta modalidade e de uma geração disponível para passar conhecimento aos mais novos, é que esta obra na Praia de Matosinhos faz todo o sentido.
Esta inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Presidente do Conselho da Administração da APDL, Eng. Matos Fernandes, dos Vereadores Joana Felício, Correia Pinto e Luisa Salgueiro e ainda com o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada.
As instalações agora inauguradas vão contribuir definitivamente para a melhoria da qualidade da Praia de Matosinhos. Depois de uma época balnear que consagrou o esforço de valorização ambiental desta praia, tendo fechado o ano com qualidade de água - BOA, a autarquia vai entrar na fase de ordenamento do areal.
A abertura destes novos espaços vai permitir a remoção de diversos contentores que têm por função apoiar as escolas de surf, bem como os contentores que funcionam como balneários e postos de socorros. Todas essas funções são transferidas para os novos equipamentos.
Do traço do gabinete do Arquitecto Eduardo Souto Moura, nasceram estes apoios de praia, que integram a estratégia de valorização da Marginal de Matosinhos. Estes apoios, agrupados em dois núcleos distintos, integram um apoio de praia, e um apoio de praia à prática desportiva, constituído por dois núcleos de escolas e dos núcleos de balneários.
Cada apoio de praia integra armazém e balneário de apoio aos praticantes de futebol de praia; armazéns de apoio à praia (guarda de barracas e apetrechos); posto médico; balneário masculino; balneário feminino; e balneário para cidadãos com mobilidade condicionada.
Cada apoio de praia prática desportiva integra armazém de apoio às escolas de surf (2 unidades); salas de aula teóricas (2 unidades); balneário masculino; balneário Feminino; e balneário para cidadãos com mobilidade condicionada.
Estas instalações vão permitir acolher quatro escolas de surf, que representam cerca de 700 praticantes, os praticantes do futebol de praia, cerca de 750, e toda a função de apoio à praia por parte dos concessionários, no que se refere a balneários, WC’s e posto médico, para além da guarda de materiais de época.
A intervenção pretendeu criar espaços simples e funcionais, assentes numa lógica de intensa utilização, pelo que os materiais escolhidos procuram ser simples e de fácil manutenção.
Estes espaços vão articular-se com a praia através de passadiços a construir, que vão permitir que a Praia de Matosinhos seja novamente galardoada como Praia Acessível.

