40 estudantes em projeto inovador de reabilitação urbana promovido pela MatosinhosHabit
“Escola de Verão” (Summer School Practice & Theory of Sustainable and Social Architecture) foi o projeto apresentado pela Câmara de Matosinhos e pela MatosinhosHabit hoje de manhã na Sala de Sessões Privada da autarquia.
Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara de Matosinhos, e Tiago Maia, Administrador da MatosinhosHabit - Empresa Municipal de Habitação procederam hoje à assinatura do protocolo de parceria com a Critical Concrete, uma associação sem fins lucrativos que tem como fim promover o estudo, a criação, a experimentação, inovação, divulgação, desenvolvimento, e conhecimento de várias culturas, nomeadamente na área da arquitetura e do design, promovendo o intercâmbio e cooperação com indivíduos, associações e instituições nacionais e estrangeiras, documento que estabelece as regras e orientações deste projeto.
A Critical Concrete organiza oficinas de construção & arquitetura social e sustentável para promover, entre outros, modelos de reabilitação de habitações sociais e espaços públicos através da participação cívica, o emprego de métodos de construção ecológica e sustentável e promover a partilha de habilidades e conhecimentos entre profissionais com alta experiência, jovens profissionais da arquitetura e engenharia.
A “Escola de Verão” consiste numa formação contínua, teórica e prática, onde os participantes, com a ajuda e coordenação de profissionais e mentores reconhecidos no âmbito da arquitetura social e sustentável, poderão reabilitar habitações e outros espaços.
No projeto vão intervir mais de 40 estudantes, participantes, oriundos de todo o mundo, incluindo a participação de arquitetos experientes, urbanistas e inventores e tem por objeto a reabilitação de uma habitação de arquitetura sustentável e social, monitorizado por arquitetos e designers séniores.
Em Matosinhos, o desenvolvimento da “Escola de Verão” inicia-se já em agosto e terá como zona de intervenção um imóvel situado no Bairro dos Pescadores, na Rua do Mar Novo, n.º 34.
No dia 5 de agosto será apresentado o projeto aos alunos, seguindo-se, a partir daí, um calendário que inclui o desenho dos espaços, a apresentação do trabalho de investigação da Critical Concrete, a fase de construção com visitas periódicas dos técnicos responsáveis e a entrega simbólica de chaves para marcar o fecho do evento.
A duração total do projeto é de dois meses, sendo que a “Escola de Verão” tem a duração de 16 dias úteis, sem prejuízo da sua extensão sempre que a reabilitação da habitação, neste prazo, não fique concluída, tal como previsto.
Ainda esta manhã, a MatosinhosHabit procedeu à entrega das chaves de três novas habitações sociais a famílias do Concelho.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
