Intercâmbio Internacional reúnem jovens no Jardim Basílio Teles.
“Apaixonem-se pela vida e sejam felizes!”. Foi esta a mensagem de boas vindas que o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos deixou, dia 8 de abril, à centena de participantes de um intercâmbio internacional em Matosinhos.
Organizado pela Associação Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, em colaboração com a E2C-Europe, rede europeia de escolas de segunda oportunidade, este evento decorre de 2 a 9 de abril.
Denominado PALCO, este Intercâmbio internacional de jovens reúne jovens de 9 organizações de seis países europeus (Portugal, Bulgária, Alemanha, Espanha, Suécia e Hungria), num total de mais de 100 pessoas envolvidas, e é financiado pelo Programa Europeu Juventude em Ação, que será este ano também o Youth Event anual da rede europeia.
Depois de terem atuado no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, os jovens marcaram presença em Matosinhos, no Jardim Basílio Teles. Antes, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Dr. Guilherme Pinto, pelo Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, pelo Prof. Luís Mesquita, presidente da direção da escola, num ambiente descontraído e de muita animação.
A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, recorde-se, foi a primeira a surgir no país como resposta sócio educativa em Portugal especializada dirigida a jovens em abandono escolar e baixas qualificações, com graves dificuldades de integração social e profissional.
Nasceu a 30 de abril de 2008 e está integrada na rede europeia de «2nd Chance Schools». A Escola de Segunda Oportunidade dirige-se aos jovens – dos 15 aos 25 anos, preferencialmente a residir no concelho, que abandonaram a escola sem terem adquirido as qualificações adequadas, hábitos de estudo, trabalho e motivação para a aprendizagem, sem terem desenvolvido um interesse vocacional, desempregados e em risco de exclusão social.