
29.º equipamento inaugurado fecha programa de requalificação do parque escolar
“Fechamos com chave de ouro o programa de requalificação do parque escolar de Matosinhos”, declarou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, na inauguração da nova Escola Básica do Estádio do Mar, na Senhora da Hora, a 29ª a ser construída desde 2005.
Para Guilherme Pinto, “os edifícios têm que ser sedutores” e a “escola tem que ser o centro da vida cívica”. “Falta cumprir a escolicidade. Incentivar a comunidade a participar na vida da escola e incentivar a escola a participar na vida da cidade. É um desafio que fica para quem quiser continuar este trabalho”, sublinhou o edil.
O Ministro da Educação marcou presença na cerimónia. Tiago Brandão Rodrigues lembrou que “a escola vai muito para além dos livros e da sala de aula” e que “não está isolada do que a rodeia”. O governante abordou ainda a importância da aposta no desporto escolar, que conta com 185 mil alunos inscritos em 37 modalidades, incluindo o desporto adaptado.
Para a diretora do Agrupamento de Escolas Prof. Óscar Lopes, Maria Luísa, a nova escola será “a alavanca para a rutura de velhos estigmas” e está preparada para “formar as futuras gerações”.
A presidente da Assembleia Municipal recordou que “a educação em Matosinhos é a paixão da política municipal”. “A construção de escolas é muito importante, mas são os alunos a principal razão de ser da educação”, disse Palmira Macedo, acrescentando que a melhoria dos resultados dos alunos portugueses, nomeadamente de Matosinhos, nos testes nacionais e internacionais, demonstra “que é possível obter resultados mais positivos do que a origem social dos alunos deixaria prever”, atribuindo, como justificação para os resultados, a motivação dos professores e o interesse de pais e funcionários das escolas. “Só uma escola pública de qualidade promoverá a igualdade de oportunidades e uma sociedade mais justa”, concluiu.
A nova EB Estádio do Mar custou 3.427.000 euros, valor que inclui a construção do imóvel (2,2 milhões) e a aquisição do terreno (1,2 milhões).
Em funcionamento desde o início do ano letivo, a EB do Estádio do Mar substituiu, recorde-se, as antigas escolas primárias de Biquinha e da Cruz de Pau.
O projeto, da arquiteta municipal Ana Crista, inclui área de recreio exterior coberto e descoberto, com parque infantil e campos de jogos, biblioteca, refeitório, balneários, quatro salas para a educação pré-escolar, oito salas para o 1º ciclo, duas salas de Atividades de Enriquecimento Curricular, uma sala de apoio educativo, sala de professores, sala de pessoal não docente, sala de pais, entre outras valências.
A cerimónia contou também com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, do vereador da Educação, António Correia Pinto, da Vereadora do Ambiente, Joana Felício, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, da deputada Luísa Salgueiro, do presidente da união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, do presidente da união de freguesias da Senhora da Hora- S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes, da administradora da Matosinhos Habit, Olga Maia, da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, entre outros.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
