Autarquia investe em novas instalações para o ensino
No início do ano letivo, os cerca de 230 alunos das 12 turmas dos ensinos pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica da Agudela passaram a contar com novas instalações para a sua aprendizagem.
A Câmara Municipal de Matosinhos investiu três milhões de euros na reabilitação e ampliação das instalações da escola, e na implementação de medidas de eficiência energética.
O projeto, da autoria do arquiteto António Carlos Coelho, envolveu a criação de duas salas de pré-escolar, nove salas de aula de 1.º ciclo, uma sala do futuro, um refeitório com cozinha, uma sala para a Associação de Pais, uma sala para o pessoal não docente, uma sala de coordenação, uma sala de professores, uma sala de apoio educativo, biblioteca, polivalente e campo de jogos no exterior.
A cerimónia de inauguração decorreu hoje e contou com a presença do ministro da Educação, João Costa, e da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro.
Licínio Sousa, presidente do Agrupamento Dr. José Domingues dos Santos, lembrou “as fracas condições que o edifício antigo tinha” em contraste com o atual edifício, “moderno e com todas as condições de uma escola do século XXI”.
Também Luísa Salgueiro recordou que “chovia dentro da escola, da cantina”. “Três anos depois cumprimos o que assumimos com a comunidade”, frisou a autarca.
Por sua vez, o ministro da Educação enalteceu o trabalho desenvolvido pela autarquia, o “compromisso com a qualidade da educação” e a “visão de uma escola que se projeta para o futuro”.
Na cerimónia marcaram também presença a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, os vereadores Fernando Rocha, António Correia Pinto e Vasco Pinho, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, a presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, entre outros convidados.