Associação Onda do Norte ficou em primeiro lugar nas modalidades de bodyboard e longboard.
O Santa Cruz Ocean Spirit é um festival internacional de desportos de ondas, realizado desde 2007 na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.
Organizado pela Associação Ocean Spirit e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, a competição carateriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nos mais diversos desportos de ondas: Surf, Bodyboard, Kitesurf, Kayaksurf, Waveski, Windsurf e Stand Up Paddle.
O festival decorreu de 17 a 26 de julho.
Na Taça de Portugal de Surfing Montepio, a grande vencedora foi a Associação Onda do Norte (AON), com 9.725 pontos. A equipa de Matosinhos que venceu no bodyboard e longboard, apenas não ficou em primeiro na categoria de surf, ganha pelo Ericeira Surf Clube (ESC). Em 2.º lugar, na geral, ficou o Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL), com 9.097 pontos, e em 3.º, com 8.308 pontos, o Peniche Surfing Clube (PPSC).
Em surf senior open o grande vencedor foi Jhon Junior (SCP). O surfista brasileiro bateu Sebastião Furtado (AON), que ficou em 2.º lugar, Francisco Santos (ESC) em 3.º e João Cardoso (SCP) em 4.º.
Na categoria surf senior feminino, foi Carina Duarte (ESC) a grande vencedora, pois venceu na final as surfistas Inês Silva (CRCQL), Sofia Oliveira (PPSC) e Matilde Antunes (CSC) que ficaram em 2.º, 3.º e 4.º lugares respetivamente.
Em surf junior, o vencedor foi Diogo Mendes (CRCQL). Em 2.º lugar ficou Ruben Vita (AON), em 3.º Tiago Santos (ESC) e em 4.º António Rodrigues (AON). Nesta mesma categoria, mas no feminino, a vencedora foi Inês Bispo (ASCC), deixando para a 2.ª posição Mafalda Lopes (CSC), para 3.ª Camila Costa (PPSC), e para 4ª Carolina Santos (PPSC).
Em surf cadetes, a vitória foi para Tomás Ribeiro (CSC), seguindo-se Tomás Abreu (CRCQL) em 2.º, Ricardo Augusto (PTMSC) em 3.º e Gonçalo Magalhães (AON) em 4.º lugar.
Quanto ao surf juvenil, o vencedor foi Afonso Antunes (ASCC), que deixou para 2.º lugar Gabriel Ribeiro (ESC), para 3.º Lourenço Nunes (SCP) e para 4.º Diego Alves (ESC).
Em longboard o grande vencedor foi Sebastião Maia (AON); em bodyboard senior foi Daniel Fonseca (PPSC); na categoria cadetes, o grande vencedor foi Miguel Ferreira (AquaCarca); em bodyboard juvenil, o primeiro lugar foi para Marco Vieira (AON); na final feminina sénior foi Catarina Sousa (AquaCarca) quem levou a melhor, e em femininos junior, Teresa Coelho (AquaCarca) foi a vencedora. No bodyboard junior, Guilherme Guerra (CRCQL) ficou em primeiro lugar.