Inauguradas novas instalações da escola.
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, presidiu hoje à inauguração das novas instalações da Epromat – Escola Edmundo Ferreira, tendo a cerimónia contado também com a participação do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis. Localizada no cruzamento da Avenida Menéres com a Rua de Brito Capelo, num edifício que já foi discoteca e armazém de vinho, a escola foi projetada pelo arquiteto José António Barbosa e resulta de um investimento de 600 mil euros.
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, declarou o diretor geral da Epromat, Fernando Sá Pereira, citando Fernando Pessoa para resumir o percurso de 23 anos deste estabelecimento de ensino especializado na formação profissional de quadros médios. Secundou-o o secretário de Estado, que se referiu às novas instalações da Epromat como “a concretização de um sonho”, “um feito assinalável”.
Após o descerramento da placa alusiva à inauguração e da bênção das instalações pelo padre Manuel Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos considerou tratar-se de “um dia muito feliz” – pela reabilitação de um edifício do património industrial de Matosinhos, por se ter tratado de uma aposta empreendida num momento de crise e pelo carácter educativo do projeto. “Se há coisa de que não devíamos desistir nunca é de tentar captar toda a gente para o ensino. Saber é a melhor coisa que podemos fazer e este é um local onde existe mais uma alternativa”, explicou Guilherme Pinto.
![]()
O presidente da câmara referiu ainda o sucesso da aposta feita pela autarquia na antiga área industrial de Matosinhos-Sul, que transformou uma área “que era um cemitério de fábricas”, com uma vida marginal, numa zona interessante. Guilherme Pinto referiu ainda que a autarquia está a tentar adquirir alguns edifícios, de modo a procurar preservar aquilo que resta do antigo património industrial de Matosinhos, dando-lhe um uso diferente e atual, como sucedeu com as novas instalações da Epromat ou com o Centro de Inovação de Matosinhos, instalado no antigo matadouro.
Guilherme Pinto recordou ainda o investimento que a Câmara de Matosinhos está a realizar na reabilitação do percurso da antiga linha férrea que transportou os materiais para a construção do Porto de Leixões (a chamada Broadway) e na criação de uma praça que será atravessada por aquele percurso pedonal.
![]()
A Escola Profissional de Matosinhos é propriedade da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, tendo sido fundada em 1992 com o objetivo de ser uma alternativa ao ensino regular, de forma a criar quadros intermédios para as empresas de Matosinhos, sem deixar de considerar a possibilidade do prosseguimento de estudos superiores. Dado o crescimento do número de alunos nos últimos anos, e de forma a dar cumprimento às crescentes exigências do Ministério da Educação, a instituição sentiu necessidade de proceder à mudança de instalações, as quais contam com uma área coberta de 1.200 metros quadrados. A nova escola é constituída por 13 salas de aula, um auditório, estúdio de som e oficina multimédia, bem como gabinetes e espaços de apoio, disponibilizando atualmente cursos profissionais na área do Turismo, Marketing, Multimédia, Vitrinismo e Comércio. A Epromat conta ainda com um curso de Especialização Tecnológica de Turismo e cursos de educação e formação de adultos.
Após a inauguração, as novas instalações da Epromat receberam já ontem as Jornadas Pedagógicas da Associação Nacional das Escolas Profissionais, que assinalaram o 25º aniversário do ensino profissional em Portugal. Guilherme Pinto e Fernando Reis participaram na sessão de abertura.
![]()
