Obras em curso no complexo desportivo e Escola do Estádio do Mar
Na freguesia da Senhora da Hora estão a decorrer duas empreitadas em terrenos municipais com vista a melhorar a mobilidade e as infraestruturas de saneamento e águas pluviais desta centralidade de Matosinhos. Durante o período de execução das empreitadas existem vários constrangimentos de circulação aos moradores e, particularmente, ao utilizadores do Estádio do Mar. Por isso, desde o ano passado que existem reuniões entre o proprietário deste equipamento desportivo, o Leixões Sport Clube, e a equipa técnica que acompanha as empreitadas de forma a encontrar soluções para os problemas que vão surgindo com o decorrer das obras.
A ligação da Avenida Dr. Edison Magalhães à Escola Básica do Estádio do Mar, que iniciou em junho 2020 após visto do tribunal de contas, no valor de 2 milhões de euros, tem conclusão prevista para outubro de 2021. Esta intervenção prevê uma rotunda na confluência com a rua da Quinta Seca e novo acesso ao estádio, permitindo que o equipamento desportivo não fique dependente das soluções de edificabilidade no terreno das bilheteiras.
Por sua vez, o viaduto de ligação entre a Barranha e a Cruz de Pau sobre a A28, no valor de 4 milhões de euros, que iniciou em janeiro de 2021, após visto do tribunal de contas, tem um prazo de execução de 24 meses. A bancada norte, desativada há algum tempo e situada em terrenos comprados ao clube há mais de uma década, foi demolida e vai dar lugar a uma nova em betão armado, que sustentará o novo arruamento contíguo ao Estádio do Mar e ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
A Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, fez questão de confirmar no terreno a forma como as obras estão a decorrer, tendo marcado também presença a direção do Leixões Sport Clube, liderada por Jorge Moreira, os administradores da empresa municipal Matosinhos Sport, Helena Vaz e Vasco Pinho, e o presidente da União de Freguesias de S. Mamede e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes. A Câmara mantém o compromisso de comparticipar o Clube nas intervenções necessárias à preservação da memória coletiva de um estádio construído com o trabalho dos homens e mulheres do mar.